Concurso: Identidade Visual Pró-Patrimônio Novo Hamburgo



Baixar 70.4 Kb.
Encontro18.09.2019
Tamanho70.4 Kb.

Concurso cultural DÊ UM NOME PARA O CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA FEEVALE



  1. FINALIDADE DO CONCURSO:

O concurso cultural denominado DÊ UM NOME PARA O CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA FEEVALE é promovido pela coordenação e colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale. O concurso surge para dar um nome ao novo Projeto de Ensino do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, dando oportunidade para que todos os estudantes do curso, possam participar dessa construção. Cada acadêmico poderá enviar quantos nomes quiser, desde que esteja dentro das normas estabelecidas por esse edital.

  1. OBJETIVO GERAL:

Criar um nome que seja criativo, inspirador e identifique o Centro de Arquitetura e Urbanismo da Feevale como uma nova identidade para esse espaço interdisciplinar. A ideia é que esse nome represente o espaço em consonância com a nossa realidade social, cultural e tecnológica.

  1. O QUE É O CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO? E O QUE ELE FAZ?

O Centro compreende as atividades de ensino que dão suporte ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, conforme ilustra a figura 1 a seguir. Essas atividades podem variar a cada semestre, mas para 2016-01 são as seguintes:


  • Promover eventos (SAIA, palestras, visitas técnicas, exposições, viagens de estudos, etc.);

  • Produzir material didático de apoio às disciplinas;

  • Produzir o livro Bloco;

  • Prestar assessoramento no âmbito das estruturas dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos nas disciplinas do curso (Estruturarq);

  • Estudar e divulgar assuntos como design paramétrico, processos de fabricação digital e prototipagem rápida (Fablab);

  • Alimentar o Catálogo Digital da Construção (CDDC) com novas postagens;

  • Atualizar as redes sociais do curso (Facebook, Instagram, blog, etc.);

  • Estimular e orientar publicações dos acadêmicos (FIC, Salão de Extensão, PTFG, etc.);

  • Abrigar o Escritório Modelo (que consiste no desenvolvimento de projetos assistidos de arquitetura e urbanismo para comunidades externas ou demandas internas da Feevale e participação em concursos de projetos);

  • Outras atividades correlatas sob demanda e análise do responsável.



F
igura 1 – Atividades do Centro de Arquitetura e Urbanismo

Fonte: Comissão organizadora, 2016

Locais compreendidos pelo Centro e sala onde se encontram no Câmpus II da Universidade Feevale:


  • LABORATÓRIOS DA ARQUITETURA (responsável: Juliano Vasconcelos)

    • Lab de Projetos – sala 006 do prédio Arenito

    • Lab de Conforto Ambiental – sala 005 do prédio Arenito

    • Lab de THAU – sala 008 do prédio Arenito

    • Lab de Geoprocessamento – sala 203 do prédio Arenito

    • Lab de Computação Gráfica – salas 303 e 304 do prédio Arenito




  • LABORATÓRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (responsável: Daiana Arnold)

    • Lab de Materiais e Estruturas – sala 007 do prédio Arenito

    • Lab de Técnicas Construtivas – sala 002 do prédio Arenito

    • Maquetaria/Marcenaria – sala 001 do prédio Arenito

    • Canteiro de Obras – sala 004 do prédio Arenito




  1. COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO

A comissão organizadora do concurso é composta pelos professores que fazem parte do Centro de Arquitetura e Urbanismo no semestre 2016-01:

  • Prof.a Dra. Luciana Néri Martins, Arq. – Moderadora da comissão

  • Prof.a Me. Caroline Kehl, Arq.

  • Prof.a Me. Alessandra M. do Amaral Brito, Arq.

  • Prof. Me. Juliano Caldas de Vasconcellos, Arq.



  1. QUEM PODERÁ PARTICIPAR DO CONCURSO?

Acadêmicos regularmente matriculados no Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Feevale, exceto egressos ou aqueles que possuam algum vínculo com o curso, tais como: bolsista remunerado e/ou não-remunerado, monitor de disciplina do curso, acadêmico voluntário nos projetos de pesquisa, extensão ou ensino, estagiário, funcionário, etc.

  1. INSCRIÇÃO:

O período de inscrições é de 22/03/2016 a 25/04/2016.

As fichas de inscrição (Anexo 1) são virtuais e devem ser enviadas para o e-mail cau@feevale.br como forma de anexo. Serão homologadas as inscrições que receberem a confirmação de recebimento do e-mail até o dia 25 de abril de 2016, às 22h.



Este mesmo e-mail também servirá para o esclarecimento de dúvidas do edital.

A ficha de inscrição deve estar em formato pdf, doc ou docx.

  1. REGULAMENTO:

Trata-se de concurso exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento por parte do participante, bem como sem qualquer vinculação à aquisição ou uso de bem, direito ou serviço, de acordo com os artigos 3º, inciso II, da Lei nº. 5.768/71, e 30 do Decreto nº. 70.951/72.

O concurso se desenvolve em uma única etapa.

Assim, cada acadêmico que participar do concurso deve criar uma sugestão para o nome do novo espaço do Centro de Arquitetura e Urbanismo, usando para isso a ficha virtual de inscrição. Podem ser efetuadas uma ou mais inscrições por participante, porém cada uma separadamente.

Não será permitido, em qualquer hipótese, o uso de sugestões de nomes contrários à moral e aos bons costumes, que ofendam a honra ou imagem de pessoas, produtos, empresas ou natureza, meio ambiente, espaços físicos e afins; palavras que ofendam a liberdade de consciência, religião, ideia ou sentimentos das pessoas ou associações; reprodução ou sigla de entidade pública; uso do nome da marca de empresas; slogans ou palavras características de partidos políticos; incentivo a maus costumes, violência ou drogas; nomes patronímicos notórios; obra literária, artística ou científica reconhecida; apontamentos discriminatórios, injuriosas, caluniosas ou semelhantes.

As sugestões que contiverem quaisquer destes apelos serão imediatamente eliminadas por meio da análise do moderador da comissão organizadora, cuja decisão não caberá questionamentos ou recursos por parte dos participantes.

Cada nome criado deve ter a explicação da origem e conceito do mesmo, ou seja, o participante deve criar o nome ou apelido para o Centro e contextualizar/justificar o mesmo em no máximo 3 linhas de uma folha A4 com margens padrão, fonte Arial, tamanho 12, conforme pré-formatação da ficha de inscrição.

Como o moderador da comissão não fará parte da escolha do nome, ele será o único a ter acesso aos e-mails enviados e tem a responsabilidade de separar as fichas de forma a não ter nenhuma identificação do nome do acadêmico. A comissão julgadora somente terá acesso à numeração e às fichas com o nome e o significado inscritos, tornando a escolha idônea e transparente. As fichas de inscrição deverão vir anexas ao e-mail enviado. Não serão aceitas fichas entregues por qualquer outra forma.


  1. COMISSÃO JULGADORA, SELEÇÃO DE PROJETOS E PREMIAÇÃO

A comissão julgadora será constituída por: 3 membros da comissão organizadora, 5 membros do colegiado que não integram a comissão organizadora, 1 membro do ICET – Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas que não integre nenhum dos grupos já citados; 1 membro da AGECOM – Agência Experimental de Comunicação da Feevale e 1 arquiteto convidado. Todos os votos têm mesmo peso.

A premiação para o vencedor do nome escolhido será composta de:

- Divulgação da imagem do aluno com o nome escolhido e uma reportagem na página institucional;

- Kit de Livros de Arquitetura, sendo um livro doação da Laranja Lima Livraria localizada no Campus II da Universidade Feevale;

- Camiseta dos 15 anos do Curso;

- Declaração de vencedor do Concurso.

A comissão julgadora terá a faculdade de decidir pela premiação ou não dos nomes, caso não sejam apresentadas propostas que atendam aos pré-requisitos mínimos do tema, ou seja, não estejam adequados para o fim a que se propõem.

Todos os participantes receberão declarações de participação emitidos pela comissão organizadora do concurso. Será concedida 1h de atividade complementar por acadêmico, independentemente do número de nomes propostos que esse enviar.



  1. CRONOGRAMA

22 de março de 2016

Início das inscrições para o concurso DÊ UM NOME PARA O CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA FEEVALE

25 de abril de 2016

Data limite para inscrição e envio das propostas até às 22h

Data limite:

27 de abril de 2016

Divulgação do nome na atividade da SAIA – painel dos melhores TFGs de 2015/2 e nas redes sociais



  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

A Universidade Feevale se reserva ao direito de utilizar o nome escolhido para fins culturais, publicitários e promocionais. O proponente do nome não receberá royalties referente ao nome ou projeto que venha ser desenvolvido com o mesmo, nem tampouco, caso esse venha a ser desenvolvido algum tipo de logotipo.

A participação no concurso implica no conhecimento e na plena aceitação deste regulamento.



Atenciosamente,

Prof.a Dr.a Luciana Néri Martins

Anexo 1 – FICHA DE INSCRIÇÃO


FICHA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO

DÊ UM NOME PARA O

CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA FEEVALE

Nome do Acadêmico:


Ficha (uso exclusivo da comissão organizadora)


Número de matrícula:


Endereço completo:


Telefone para contato:


E-mail:




Nome sugerido para o Centro de Arquitetura e Urbanismo:


Explicação e contextualização do nome criado (Texto explicativo da origem, ideia, significado):






©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal