Concurso de Qualidade de Licor de Jabuticaba e Geleia de Jabuticaba – Edição 2017



Baixar 63.79 Kb.
Encontro30.09.2019
Tamanho63.79 Kb.

Concurso de Qualidade de Licor de Jabuticaba e

Geleia de Jabuticaba – Edição 2017
Regulamento técnico
ARTIGO 1 – DOS OBJETIVOS

Objetivo Geral:

  • Contribuir para uma melhor qualidade de vida das produtoras e produtores de derivados da Jabuticaba e da sociedade mineira, promovendo agregação de valor e distribuição de renda, por meio da produção sustentável de derivados da jabuticaba de qualidade.


Objetivos Específicos:

  • Possibilitar o aumento de emprego e renda no processamento artesanal de Geleias e Licores de jabuticaba.

  • Ter caráter educativo, visando a uma melhor qualidade dos produtos.

  • Promover a consolidação da produção de jabuticabas e derivados no município, dinamizando a economia local.

  • Estimular as demandas por maiores conhecimentos das tecnologias e processos na fabricação de Geleia e Licor de jabuticaba.



ARTIGO 2 – DA ORGANIZAÇÃO

O Concurso de Melhor Geleia e Licor de Jabuticaba, realizado durante o Festival de Jabuticaba, é organizado pela Prefeitura Municipal de Sabará em parceria com o Governo de Minas por meio da Emater-MG e com a Associação de Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará– ASPRODEJAS.



ARTIGO 3 – DA REALIZAÇÃO

O Concurso de Melhor Geleia e Licor de Jabuticaba – Edição 2017 abrange todas as produtoras e produtores de derivados de jabuticaba que participam do Festival da Jabuticaba 2017. A sede para fins deste Regulamento é p escritório local da Emater-MG.


Parágrafo 1: O Concurso de Melhor Licor e Geleia de Jabuticaba de Sabará será coordenado pelas seguintes comissões:
I - COMISSÃO ORGANIZADORA

II - COMISSÃO JULGADORA

III - COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO

A) DA COMISSÃO ORGANIZADORA

É composta de quatro (4)membros, sendo dois (2) indicados pela Prefeitura e dois (2) pela Emater-MG, tendo como presidente um dos representantes indicados pela Emater-MG.


A COMISSÃO ORGANIZADORA possui as seguintes funções:

  • Coordenar o Concurso de Melhor Geleia e Licor de Jabuticaba de Sabará.

  • Selecionar e credenciar os classificadores e degustadores de Licor e Geleia de jabuticaba da COMISSÃO JULGADORA.

  • Credenciar os membros da COMISSÃO DE NEGÓCIOS e da COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO.

  • Coordenar o recebimento e envio das amostras devidamente codificadas, acondicionadas e lacradas à COMISSÃO JULGADORA.

  • Cadastrar as unidades de armazenamento para a guarda dos lotes classificados para o Concurso de Melhor Geleia e Licor de Jabuticaba de Sabará.

  • Exigir termo de responsabilidade de depósito e manutenção de lote, até o final do Concurso, em um dos armazéns credenciados, que deverá ser assinado pelo proprietário das amostras, pelo responsável do armazém e por um dos membros da COMISSÃO ORGANIZADORA.

  • Homologar e divulgar os resultados do Concurso de Melhor Geleia e Licor de Jabuticaba de Sabará.

  • Coordenar a realização das etapas da classificação e premiação das amostras vencedoras.

  • Resolver os casos omissos neste Regulamento, em caráter definitivo.


B) DA COMISSÃO JULGADORA

É composta, no mínimo, doze (12) e máximo quinze (15) classificadores e degustadores de Geleia e Licor de jabuticaba, devidamente credenciados pela COMISSÃO ORGANIZADORA e presidida por um representante indicado pela Emater-MG, o qual não terá atribuição de julgamento das amostras.


A COMISSÃO JULGADORA possuí as seguintes funções:

  • Receber as amostras de Geleias e Licores de jabuticaba devidamente codificadas e lacradas para avaliação e classificação de forma isenta e imparcial.

  • Verificar se as amostras recebidas atendem às exigências mínimas estabelecidas para o Concurso, desclassificando aquelas que estiverem em desacordo com as especificações descritas no Artigo 5 deste Regulamento.

  • Realizar a classificação física e sensorial das amostras, de acordo com a seguinte metodologia:

Geleias de Jabuticaba

  • Devem estar isentas de pedúnculos e de cascas, mas pode conter fragmentos da fruta;

  • Devem apresentar-se sob o aspecto de bases gelatinosa, de consistência tal, que quando extraídas de seus recipientes, sejam capazes de se manterem no estado semi-sólido.

  • A cor e o cheiro devem ser próprios da fruta de origem.

  • O sabor deve ser doce, semi-ácido, de acordo com a fruta de origem.

  • Devem ser translúcidas.


Licor de Jabuticaba




  • As notas serão de 0 a 10, na primeira e segunda etapa do Concurso.

  • Na primeira etapa do Concurso serão formados 3 grupos de classificadores e degustadores, sendo as amostras divididas igualmente entre os três grupos. Cada grupo determinará as 2 melhores amostras de Licor e Geleia de Jabuticaba, totalizando 6 amostras de Geleia de jabuticaba e 6 amostras de Licor de Jabuticaba classificadas para a Segunda Etapa.

  • Ainda na Primeira etapa serão desclassificadas as Geleias e Licores que apresentem coloração e sabores discrepantes do esperado.

  • Na segunda etapa, todos os classificadores e degustadores avaliarão as 12 amostras finalistas de Geleia e Licor de Jabuticaba.



D) DA COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO

É composta por membros da iniciativa pública e privada, devidamente credenciados pela COMISSÃO ORGANIZADORA e presidida por um representante indicado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo.

A COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO tem como objetivo divulgar todas as notícias sobre o Concurso, em todos os tipos de mídia. As notícias serão analisadas pela COMISSÃO ORGANIZADORA antes de sua publicação.

ARTIGO 4 – DA HABILITAÇÃO E DOS REQUISITOS DOS CONCORRENTES

Podem se inscrever e concorrer todas as produtoras e produtores de derivados da jabuticaba que participem do Festival da Jabuticaba, edição 2017, com os produtos Geleia e Licor.


PARÁGRAFO 1- É vedada a participação dos membros das comissões Organizadora, e Julgadora, bem como dos patrocinadores e promotores do Concurso.

ARTIGO 5 – DAS AMOSTRAS

Os participantes deverão apresentar duas amostras de Licor de jabuticaba e duas amostras de Geleia de jabuticaba, com rótulos e a ficha de inscrição devidamente preenchida.

As amostras deverão ser entregues na Secretaria de Meio Ambiente, sediada à Av. Pref. Serafim Mota Barros, 109 - Centro, Sabará - MG.

As amostras não serão devolvidas aos produtores, sendo descartadas ao final do concurso.

Ao final da primeira etapa serão selecionadas as 12 melhores amostras de Licor de Jabuticaba (6 amostras) e Geleia de Jabuticaba (6 amostras). Nesta etapa serão desclassificadas definitivamente as amostras que apresentarem cor e sabor discrepantes do esperado.


ARTIGO 6 – DAS ANÁLISES FINALISTAS

Na segunda etapa, as 6 melhores amostras de Licor de Jabuticaba e as 6 amostras de Geleia de Jabuticaba serão reamostradas e analisadas novamente pela COMISSÃO JULGADORA, que fará a classificação das melhores amostras recebidas para cada modalidade (Licor e Geleia).



ARTIGO 7 – DA INSCRIÇÃO

O produtor preencherá a Ficha de Inscrição e a assinará, demonstrando o conhecimento e a concordância com o Regulamento do Concurso.

A inscrição é isenta de taxas ou qualquer ônus para o participante e é feita apenas na Secretaria de Meio Ambiente, presencialmente e, no ato da inscrição, cada produtor deverá entregar as duas amostras de Licor de Jabuticaba e as duas amostras de Geleia de jabuticaba.

As amostras serão codificadas pela COMISSÃO ORGANIZADORA na presença do produtor ou produtora.




ARTIGO 8 – DA PREMIAÇÃO

Na solenidade de encerramento do Concurso serão ofertadas as seguintes premiações:



  • Flâmula para o primeiro colocado de cada categoria: Melhor Geleia de Jabuticaba e Melhor Licor de jabuticaba.

  • Troféu para os 3 primeiros colocados.


ARTIGO 9 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

As decisões da COMISSÃO JULGADORA são definitivas e irrecorríveis, cabendo aos participantes acatarem, uma vez que têm pleno conhecimento deste Regulamento e deram concordância no ato da inscrição.

Todos os casos omissos neste Regulamento serão resolvidas pela COMISSÃO ORGANIZADORA do Concurso.

O produtor poderá enviar sua ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, bem como as suas duas amostras de Licor de Jabuticaba e duas amostras de Geleia de jabuticaba, via representante, desde que este apresente o xerox da identidade do produtor e uma procuração de próprio punho, autorizando-o a realizar a inscrição no Concurso.

ETAPAS DO CONCURSO


  • Inscrição e entrega das amostras: 07/11/17 / 09:00-12:00 / 13:00-16:00.

  • 1ª Etapa – Análise das amostras e julgamento pela COMISSÃO JULGADORA: 18/11/2017 / 09:00-12:00

  • 2ª Etapa - Classificação Final pela COMISSÃO JULGADORA: 18/11/2017 / 13:00-17:00

  • Solenidade de encerramento do Concurso: 18/11/2017 às 19:30.

Sabará, 28 de Setembro de 2017.









©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal