Colégio plínio leite geografia – 1º período de 2018



Baixar 76.39 Kb.
Encontro08.10.2019
Tamanho76.39 Kb.

COLÉGIO PLÍNIO LEITE

GEOGRAFIA – 1º PERÍODO DE 2018

9º ANO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: ____________________________________________________ Turma: ______ nº: ____

Professor (a): _______________________________________________ Data: ___/___/___

AP 2

............................................................................................................................................................................

1- Sobre a regionalização do continente asiático, associe os países às respectivas regiões.


(A) Ásia Setentrional

(B) Ásia Meridional

(C) Oriente Médio

(D) Extremo Oriente

(E) Sudeste Asiático
( )  Arábia Saudita e Irã

( )  Rússia

( )  Indonésia e Tailândia

( ) Índia e Paquistão

( ) China e Japão
2- Sobre a distribuição da população asiática, marque V nas sentenças verdadeiras e F nas falsas.

( )  A Ásia é o segundo continente mais populoso da Terra, depois da África.

( )  A China e a Índia são os países mais populosos do continente e do mundo.

( )  A distribuição da população pelo continente asiático é irregular. Há áreas com elevada concentração de habitantes, como Bangladesh, onde a densidade demográfica ultrapassa 880 hab./km2 .

( ) Mesmo áreas inóspitas, como desertos e altas montanhas, apresentam densidades superiores a 100 hab./km2 .

( )  As grandes concentrações populacionais ocorrem sobretudo nas regiões litorâneas, como na China, no Vietnã e na Índia.

( ) Nas regiões interioranas cortadas por grandes rios, como o Hoang-Ho (Amarelo) e o Yang-Tsé (Azul), na China, e o Ganges e o Indo, na Índia, as densidades demográficas são elevadas.
3- Analise as afirmativas usando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) ( ) Com 44,9 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo a 30% das terras emersas do globo, a Ásia é o maior continente do planeta.


b) ( ) O continente asiático é o mais populoso, sendo a China o país com a maior população total do mundo.
c) ( ) Todos os países asiáticos são considerados subdesenvolvidos, pois a economia desse continente baseia-se nas atividades agrícolas.
d) ( )A Ásia, em especial os países do Oriente Médio, é responsável pela produção de cerca de 50% do petróleo mundial.
e) ( ) O Japão é a principal nação industrializada do continente asiático, sendo a Coreia do Sul e a China outros países de grande industrialização.

4- Explique o funcionamento do Clima das Monções através da figura 1 e figura 2.







_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



HIMALAIA

A Cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia montanhosa do mundo e nasceu do resultado da maior colisão de continentes da Terra, entre as placas Asiática e Indiana, que continuam em movimento, fazendo com que as montanhas sejam projetadas para cima em cerca de 5 milímetros ao ano.

Cordilheira é a denominação que se dá a um grande sistema de montanhas reunidas, geralmente resultado do encontro entre duas placas tectônicas. A Cordilheira do Himalaia abrange 05 países (Índia, China, Butão, Nepal, Paquistão), tem cerca de 2.500km de extensão e chega a ter uma largura de até 400 km.

A cadeia montanhosa do Himalaia é o lar dos picos mais altos do planeta, tendo o monte Everest (8.848m) como ponto culminante, somente no Himalaia há mais de 100 picos excedendo os 7.200m de altitude.

Na cordilheira do Himalaia estão localizadas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros, projeto de muitos montanhistas. A primeira pessoa a escalar todos os 14 cumes foi o montanhista italiano Reinhold Messner, que completou a façanha em 1986.

As altas altitudes do Himalaia são cobertas por neve durante todo o ano, contendo um grande número de glaciares, que dão origem aos maiores rios da Ásia. Um dos mais importantes rios que nascem na cordilheira é o Ganges, que só na Índia provê água para beber e para o cultivo de mais de 500 milhões de pessoas. O Rio Ganges é considerado sagrado para o povo hindu, e todo o ano milhares de pessoas fazem a peregrinação para conhecer a nascente do rio.

6- Qual é a importância da altitude no clima asiático?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Ao limitar a maioria dos casais da China continental a um filho, a Comissão Nacional de População e Planejamento Familiar afirma que cerca de 400 milhões de nascimentos foram prevenidos de 1979 em diante.

"Os nascimentos prevenidos na China também são significativos para a preservação dos recursos naturais e meio ambiente em todo o mundo", diz o professor Yuan Xin, do Instituto de População e Desenvolvimento, parte da Universidade Nankai. "Mas esse mérito poderia ser desperdiçado caso a população chinesa viesse a consumir de modo incansável, como fazem os ocidentais, dado o tamanho da população do país".

Os dados oficiais demonstram que o consumo per capita chinês é 20% inferior ao dos Estados Unidos. Caso fossem iguais, o uso total de energia na China seria quatro vezes maior que o norte-americano.

De acordo com Yuan, o governo chinês reconheceu o potencial de consumo excessivo e adotou políticas que encorajam uma economia e estilo de vida "verdes". Promoveu o fechamento de indústrias poluentes e que consomem energia intensamente, desencorajou a compra de automóveis por meio de diversas medidas, promoveu a separação do lixo reciclável e a conservação de água e energia, e proibiu a distribuição de sacolas plásticas.

Folha de S. Paulo, 31/10/2011. Disponível em: Folha.uol

O texto revela os resultados das práticas de controle do crescimento e do modo de vida da população chinesa promovidas pelo governo. Entretanto, como um possível problema ou efeito colateral futuro dessa política, podemos citar:

a) O aumento das disparidades econômicas entre as diferentes regiões chinesas.

b) Problemas relacionados à previdência social e à aposentadoria, em virtude da inversão da pirâmide etária da população.

c) Diminuição do nacionalismo chinês em virtude do aumento da influência da globalização, o que poderia provocar a fragmentação do território da China.

d) As estratégias de redução de consumo podem provocar aumentos excessivos de inflação na economia chinesa.

8- UFF-RJ)

A China é apontada, hoje, como uma futura superpotência mundial. Apesar de sua abertura gradual e do aumento das desigualdades sociais, o país oferece uma série de vantagens para o capitalismo internacional. Assinale a única alternativa FALSA em relação a essas vantagens:

a) O grande mercado consumidor real e potencial que o país oferece.

b) A localização privilegiada junto às economias que mais crescem no mundo contemporâneo.

c) A sólida infraestrutura em termos de transportes, energia e comunicações.

d) Mão de obra muito farta e extremamente barata em relação a outros países da região.

9- Pode-se afirmar que no território chinês existem duas Chinas. Sobre as disparidades regionais entre essas duas realidades, podemos afirmar que:

a) A porção Oriental é extremamente rica e a Ocidental é extremamente pobre, em virtude de fatores exclusivamente naturais.

b) A China Ocidental é mais rica e industrializada que a Oriental, em virtude da adoção de medidas nessa região que a tornaram independente do restante do país.

c) Os avanços na China Oriental devem-se à implantação, nessa região, das ZPEs (Zonas de Proteção às Exportações), ao contrário da China Oriental, que vive, por opção do governo chinês, em uma economia basicamente agrária e estagnada.

d) A China Ocidental é a grande responsável pelo crescimento chinês, porque nela foram adotados os valores culturais e econômicos do capitalismo ocidental.

10- (Unifesp-SP)

Assinale a alternativa que relaciona corretamente a tabela com as alterações verificadas na China.



Exportações (%)       1974      1986     2000

Agricultura                42,4       16,2      7,8

Energia                     16,3        8,4        2,8

Manufatura               47,5        71,4      87,3

L´État du monde, 2001.

Nas últimas décadas, o país:

a) transformou-se em uma plataforma de exportação de produtos industrializados, com participação de capital externo.

b) passou por uma abertura comercial que resultou no incremento do mercado interno, em detrimento das exportações.

c) democratizou-se, a ponto de garantir acesso a bens manufaturados à população chinesa.

d) diminuiu a venda de produtos agrícolas, em função da maciça migração do campo para suas principais cidades.

e) baixou suas vendas de produtos energéticos para fornecer energia a Taiwan, que considera seu território.



Ver Resposta




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal