Colégio “Nossa Senhora do Rosário”



Baixar 50.78 Kb.
Encontro10.07.2018
Tamanho50.78 Kb.


Nota:
Colégio “Nossa Senhora do Rosário”

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio


Ensino Fund.

7º ano





Nome: __________________________________________________



Nº: ______



CIÊNCIAS – lista de exercícios para revisão e fixação


Professor Cristiani R. Sales

Atenção:

  • Leia atentamente as questões

  • Para respostas definitivas use somente caneta (tinta azul ou preta). Respostas a lápis serão anuladas.

  • Evite rasuras. Não use corretivo.

  • Questões objetivas rasuradas serão desconsideradas.

  • Elabore respostas completas e coerentes aos conceitos científicos trabalhados.

  • Sucesso!!!

Conteúdos:

  • Características de um ser vivo.

  • O surgimento da vida : Abiogênese x Biogênese.

  • Célula , a unidade do ser vivo: Teoria celular e organização das células.

  • Níveis de organização.

1 - Em relação aos vírus analise as proposições abaixo e assinale (V) verdadeiro ou (F) falso, para as alternativas.

( ) A maioria dos vírus apresenta tamanhos diminutos e só podem ser visualizados por meio de

microscópio eletrônicos.

( ) São os únicos seres vivos acelulares, ou seja , que não possuem células.

( ) Causam doenças, tais como: gripe, sarampo, dengue e raiva.

( ) Crescem e se multiplicam apenas no interior das células que parasitam.

( ) São seres vivos unicelulares, formados por uma célula apenas.

2 - Quais são as duas principais ideias vistas na Teoria Celular? Essa teoria pode ser aplicada a todos os seres vivos da Terra?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Após utilizar parte do molho de tomate que preparara, Mariana guardou o que restou na geladeira. Depois de alguns dias, ao tentar reutilizar o molho, percebeu que este estava tomado por bolores (fungos).


Considerando os princípios da origem da vida, é correto afirmar que:

a) o surgimento de bolores em matéria orgânica ilustra o princípio da geração espontânea.

b) segundo o princípio da biogênese, o bolor haveria crescido no molho devido à sua contaminação anterior por fungos presentes no ambiente.

c) o princípio da geração espontânea sustenta que organismos vivos surgem de organismos vivos da mesma espécie.

d) caso não houvessem surgido bolores no molho de tomate, o princípio da biogênese estaria refutado.

e) os princípios da Biogênese e da Geração espontânea não explicam o surgimento de bolores em alimentos.

4 - De acordo com a Teoria Celular, apesar de serem diferentes ao nível macroscópico, todos os seres vivos são semelhantes em sua constituição fundamental uma vez que:

( ) São capazes de se reproduzir assexuadamente.

( ) São constituídos por células.

( ) Contêm moléculas inorgânicas.

( ) Crescem de dentro para fora.

( ) crescem de fora para dentro.

5 - Observe as frases abaixo.
I. No canto XIX do poema épico Ilíada (Homero VIII- IX a. C.), Aquiles pede a Tétis que proteja o corpo de Pátrocles contra os insetos, que poderiam dar origem a vermes e assim comer a carne do cadáver.

II. A geração espontânea foi aceita por muitos cientistas, dentre estes, pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a. C.).

III. “...colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas, espalham-se grãos de trigo, e o resultado será que, em vinte e um dias, surgirão ratos...”(Jan Baptista van Helmont – 1577-1644).

IV. Pasteur (1861) demonstrou que os microorganismos surgem em caldos nutritivos, através da contaminação por germes, vindos do ambiente externo.


Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os exemplos com as teorias relativas à origem dos seres vivos.

a- ( ) I-abiogênese, II-biogênese, III-abiogênese e IV-biogênese.

b- ( ) I-abiogênese, II-biogênese, III-biogênese e IV-abiogênese.

c- ( ) I-abiogênese, II-abiogênese, III-biogênese e IV-biogênese.

d- ( ) I-biogênese, II-abiogênese, III-biogênese e IV-abiogênese.

e- ( ) I-biogênese, II-abiogênese, III-abiogênese e IV-biogênese.



6 - Leia atentamente as proposições abaixo:
I. O médico e biologista italiano Francesco Redi elaborou, em meados do século XVII, experimentos que favoreceram o fortalecimento da teoria sobre a origem da vida por geração espontânea.

II. A abiogênese defendia que a vida poderia surgir a partir da matéria bruta. No século XVIII, o médico Van Helmont, famoso Fisiologista Vegetal e defensor desta hipótese, apresentou uma "receita" para obter ratos a partir de grãos de trigo e de uma roupa suada.

III. O aperfeiçoamento do microscópio, que revelou a existência de seres muito pequenos, reforçou as ideias sobre geração espontânea, pelo menos no que se refere a estes seres microscópicos.

IV. Somente em meados do século passado, o cientista francês Louis Pasteur conseguiu demonstrar, de maneira definitiva, que até mesmo os microrganismos não se originam espontaneamente de matéria inanimada.


Assinale a alternativa correta.

a-( ) apenas a proposição I é falsa.

b-( ) apenas a proposição IV é falsa.

c-( ) apenas as proposições I e III são falsas.

d-( ) apenas as proposições I e IV são falsas.

e-( ) todas as proposições são falsas.



7–Assinale a alternativa que se refere às ideias de Pasteur?

a) Concluiu que cada caráter hereditário é devido a um par de fatores que se segregam durante a formação dos gametas, indo um fator para cada gameta.

b) Por volta de 1860, comprovou a falsidade sobre as teorias da geração espontânea da vida.

c) Em 1808, propôs a lei do uso e desuso dos órgãos, onde um órgão pouco usado tende a atrofiar-se e não aparecer nas gerações seguintes.

d) Propôs um processo de seleção natural entre as espécies, onde o mais adaptado tem a maior probabilidade de sobreviver.
8-. Sobre a origem dos seres vivos, duas teorias sustentaram uma polêmica nos meios científicos, até fins do século XIX: a Teoria da Abiogênese e a Teoria da Biogênese. Sobre essa temática é correto afirmar que:

( ) – O filósofo grego Aristóteles acreditava que um “princípio ativo” ou “vital” teria a capacidade de transformar a matéria bruta em um ser vivo; essa forma de pensar foi a base filosófica para o surgimento da Teoria da Abiogênese ou Teoria da Geração Espontânea.

( ) – Coube a Louis Pasteur, por volta de 1860, provar definitivamente que os seres vivos se originam de outros seres vivos; para isso ele realizou experimentos com balões do tipo “pescoço de cisne”.

( ) – Jan Baptist van Helmont e Francesco Redi eram adeptos da Teoria da Abiogênese, chegando mesmo a formular “receitas” para produzir seres vivos.

( ) – O fato de Louis Pasteur ter utilizado balões do tipo pescoço de cisne foi fundamental para o sucesso do experimento, pois as gotículas de água que se acumulam nesse pescoço durante o resfriamento funcionam como um filtro, retendo os micróbios contidos no ar que penetra no balão.

9- Avanços no conhecimento científico levantaram dúvidas sobre as ideias da criação divina e do surgimento da vida por mecanismos não reprodutivos. Em meados do século XIX, experimentos científicos ocasionaram alterações no entendimento sobre a origem dos seres vivos. Marque a alternativa que contempla o experimento que forneceu evidências irrefutáveis de que os seres vivos surgem somente pela reprodução de seres da mesma espécie.

a) Camisas sujas cobertas com grãos de trigo foram guardadas por vinte dias até o aparecimento de ratos.

b) Caldos nutritivos à base de carne foram colocados em diversos frascos e fervidos por 30 minutos e imediatamente vedados com rolhas de cortiça e, depois de vários dias, os caldos estavam repletos de seres microscópicos.

c) Caldos nutritivos à base de carne foram colocados em frascos com gargalos curvados, e fervidos até sair vapor pelas extremidades, e com o resfriamento as gotículas de água retidas nas paredes do gargalo, agem como um filtro não permitindo que microrganismos entrem no frasco

d) Caldos nutritivos à base de carne foram colocados em frascos vedados com rolhas de cortiça e em frascos vedados hermeticamente, e em seguida fervidos por muito tempo e após alguns dias foram observados microrganismos nos frascos com cortiça.

e) Caldos nutritivos à base de carne foram colocados em frascos abertos e frascos tampados com pergaminhos e após alguns dias o conteúdo dos frascos destampados estava repleto de microrganismos.

10- Conceitue:

a) Seres unicelulares:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) Seres pluricelulares:.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Seres procariontes:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


d) Seres eucariontes:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


e) Seres autótrofos:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


f) Seres heterótrofos:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


g) Seres aeróbicos:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


h) Seres anaeróbicos:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11- A membrana das células, pelo fato de ter cerca de 10nm (nanômetro) de espessura, pode ser observada:

(A) Ao microscópio óptico.

(B) A olho nu.

(C) Com uma lupa.

(D) Ao microscópio eletrônico.

(E) Ao microscópio simples

12- As imagens abaixo representam duas células (I e II) de seres vivos totalmente seres: diferentes um do outro. Podemos concluir então, que tais células são respectivamente de
I II







(A) Procariotos e eucariotos

(B) Autótrofos e heterótrofos

(C) Eucarioto e procarioto

(D) Celulares e acelulares

(E) Unicelulares e pluricelulares




13- Um pesquisador estudou uma célula ao microscópio eletrônico, verificando a ausência de núcleo. Com base nessa observação, ele concluiu que a célula é:

(A) eucarionte.

(B) procarionte.

(C) pluricelular.

(D) heterótrofa.

14- - Podemos reconhecer um ser vivo por suas características básicas. Cite-as.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15 - Com base na figura abaixo e conceitos correlatos, responda as questões abaixo:






Dos níveis vistos acima defina:

(a) Organismo
(b) População
(c)Comunidade
(d)Ecossistema
(e) Bioma
(f) Biosfera


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16- Uma das etapas do ciclo de vida é o processo da reprodução. O comportamento reprodutivo varia muito entre os seres vivos e é por meio dele que uma espécie de ser vivo continua existindo na terra. A reprodução assexuada é muito comum entre os seres vivos mais desenvolvidos.


- Diferencie reprodução sexuada da assexuada.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

17- Quanto ao número de células, há seres unicelulares e pluricelulares. Esses últimos apresentam seu organismo dividido em níveis, conforme o grau de complexidade: Quais os níveis de organização encontrados em um organismo?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

18-. Assinale com X a afirmativa correta relativa às células procariota e eucariota:

a) Possuem basicamente membrana plasmática, citoplasma (ausência de carioteca).

b) Apresentam material nuclear organizado, envolvido pela carioteca.

c) A célula procariota tem seu material nuclear disperso no citoplasma, enquanto a eucariota apresenta carioteca, que envolve o material nuclear localizado na região central da célula.



19- Com relação ao experimento de Redi:

  1. Explique os resultados obtidos por ele.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. Se Redi estivesse enganado e a teoria da geração espontânea fosse verdadeira, o que deveria ter ocorrido?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bom trabalho..



©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal