Célula primordial, no zigoto. A hereditariedade



Baixar 1.81 Mb.
Página1/2
Encontro14.08.2019
Tamanho1.81 Mb.
  1   2

Os seres vivos que resultam da reprodução sexuada recebem um conjunto de informações na célula primordial, no zigoto.

A hereditariedade corresponde ao conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas, através da reprodução.



O ADN é a molécula que armazena as informações genéticas. É através do ADN (ácido desoxirribonucleico) que o núcleo controla o funcionamento da célula.

O ADN é formado por duas cadeias de sequências de nucleótidos, enroladas em dupla hélice. O nucleótido é a unidade básica do ADN e é formado por uma molécula de um açúcar (a desoxirribose), um grupo fosfato e por uma das seguintes bases azotadas: timina (T), adenina (A), citosina (C) e guanina (G).

O segmento de ADN que determina uma característica designa-se gene. O gene é a unidade de informação genética. A um conjunto de genes denomina-se genoma.

Sabe-se que através dos cromossomas existentes nos gâmetas, que ocorre a transmissão da informação hereditária dos progenitores para os seus descendentes. A espécie humana possui 46 cromossomas. Cada indivíduo recebe 23 cromossomas presentes no espermatozoide e fazem par com os restantes 23 presentes no óvulo. Os cromossomas apresentam um conjunto de genes para as mesmas características, designando-se cromossomas homólogos.

Os genes que codificam uma informação para a mesma característica, chamam-se alelos. Um par de alelos iguias denominam-se homozigóticos e um par de alelos diferentes designa-se heterozigótico. O gene dominante expressa sempre a sua informação, enquanto que o gene recessivo só expressa se o par for constituído por dois alelos iguais.

Existem 22 pares de cromossomas idênticos em ambos os sexos, designados autossomas e o par 23 é diferente conforme o sexo. XX no sexo feminino e XY no sexo masculino. São chamados cromossomas sexuais ou heterossomas.

O óvulo transporta o cromossoma X enquanto que o espermatozoide transporta o cromossoma X ou Y.

Os seres vivos cujo genoma é manipulado são designados organismos geneticamente modificados (OGM). Os produtos alimentares produzidos pelos OGM são denominados alimentos transgénicos.

A clonagem é uma técnica que permite a criação de seres vivos geneticamente idênticos.


Sistema Nervoso


C
Sistema Nervoso Central

Sistema Nervoso Periférico
onstituído por

Encéfalo: Nervos:



Cerebelo; cérebro; tronco cerebral • Nervos Cranianos;

• Nervos Raquidianos.




  1   2


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal