Centro de Ensino Superior de Rondonópolis



Baixar 218.49 Kb.
Página1/6
Encontro18.08.2019
Tamanho218.49 Kb.
  1   2   3   4   5   6




Centro de Ensino Superior de Rondonópolis


Faculdade do Sul de Mato Grosso (FACSUL)

Cursos de Contabilidade, Economia, Secretariado e Turismo

Disciplina de Informática Aplicada



Sistema Operacional Windows


Parte 1

por


Prof. Carlos Emilio Padilla Severo

S U M Á R I O

Centro de Ensino Superior de Rondonópolis 1

Sistema Operacional Windows 1

1Introdução 3

2O Sistema Operacional Windows 3

3Operações Básicas 4

4Configurações do Ambiente de Trabalho 6

4.1Configurações da Barra de Tarefas 6

4.2 Configurações do Painel de Controle 7

4.2.1 Realizando ajustes das propriedades do vídeo 8

4.2.2 Ajustando as propriedades do mouse 9

4.2.2 Determinando a data e a hora 10





  1. Introdução

A função básica do sistema operacional é gerenciar os recursos de hardware do computador. Ou seja, dar suporte para que as aplicações sejam executadas no computador. O sistema operacional mantém os aplicativos executando na memória de trabalho, competindo por recursos com outros processos.

Toda função voltada a manipulação de equipamento é realizada pelo sistema operacional, tais como: gravação e organização de informações em disco, comunicação de dados, etc.

Nos próximos capítulos serão apresentados alguns conceitos básicos sobre operação e configuração do ambiente de trabalho do sistema operacional Windows.



  1. O Sistema Operacional Windows


O sistema operacional Windows é um ambiente de trabalho que disponibiliza ao usuário os recursos do computador. A Figura 1, apresenta a aparência da área de trabalho do Windows.



Figura 1. Ambiente de Trabalho do Windows.

Sobre a área de trabalho estão os ícones, que representam atalhos para documentos, aplicativos instalados no Windows, ou grupos de programas. Observe as seguintes características da área de trabalho do Windows:



  • Barra de tarefas: tarja cinza colocada, geralmente, na base da tela. Na barra de tarefas são colocadas referências para todo aplicativo aberto. Nela está o relógio e o botão iniciar.

  • Botão iniciar: a partir dele, todos os aplicativos são executados, bem como outras tarefas como a configuração do computador e do ambiente de trabalho do Windows.

  • Janelas: é a forma como os aplicativos (programas) são apresentados ao usuário. A janela possui uma barra de título, botões e um menu de controle. A barra de título identifica o aplicativo, enquanto que os botões servem para executarmos operações sobre as janelas.





  1   2   3   4   5   6


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal