Categorias adulto e master



Baixar 92.39 Kb.
Encontro07.10.2019
Tamanho92.39 Kb.





REGULAMENTO GERAL
I – DAS FINALIDADES:

Artigo 1º - O “COPA DO MUNDO DE SOCIETY DA ARCO 2014 “CATEGORIAS ADULTO E MASTER” tem por finalidade congregar e ampliar o Esporte, meio de lazer e prática sadia do esporte, entre os associados da ARCO e funcionários dos correios e convidados.
II – DA COORDENAÇÃO:

Artigo 2º - A “COPA” terá a realização e coordenação da ARCO/MG, juntamente com uma JUNTA DISCIPLINAR, que fará os julgamentos necessários e regida por este Regulamento Geral.
III – DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
Artigo 3º - Os jogos estarão compreendidos no período de 12 de JANEIRO a 12de MARÇO de 2014, sempre com rodadas aos Sábados e aos domingos.
Parágrafo Primeiro: A programação oficial dos jogos será divulgada no site da associação: www.arcomg.org através de Nota Oficial emitida pela Coordenação, sendo de responsabilidade das equipes e atletas o dia e hora de seus jogos.
Parágrafo Segundo: Os jogos serão realizados no Campo do CCE, Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, 20901 - Universitário
Parágrafo Terceiro: A cargo da organização poderão ser marcados jogos em outras datas ou horários.
IV – DAS EQUIPES PARTICIPANTES:
Artigo 04º - As equipes participantes serão confirmadas através da Ficha de Inscrição que deverá ser devolvida, devidamente preenchida e assinada, com a relação dos atletas e dirigentes participantes.
Parágrafo Primeiro: Toda equipe deverá apresentar se 30 (trinta) minutos antes de cada partida ao Representante da arbitragem com o uniforme completo.
Parágrafo Segundo: Cada equipe nomeará um Representante, que terá como funções:


  • Representar a equipe junto à Coordenação;

  • Orientar os atletas de sua equipe para o fiel cumprimento deste Regulamento;

  • Convocar os atletas para as partidas de sua equipe;

  • Proceder a substituições durante as partidas de sua equipe;

V – DAS INSCRIÇÕES DE ATLETAS:
Artigo 05º - Cada equipe deverá inscrever no mínimo de 10 (dez) atletas e no máximo 15 (quinze) atletas. Depois de iniciado o Campeonato não será permitido à inscrição de atletas nas equipes.
Parágrafo Primeiro: Somente poderão atuar no Campeonato associados, funcionários dos Correios e convidados, devidamente registrados.
Parágrafo Segundo: Cada atleta deverá se apresentar devidamente uniformizado para o jogo usando camisa numerada, através da qual ele ficará registrado na competição, calção e meiões, não sendo permitido o uso de camisas, meiões ou calções diferentes daqueles do uniforme padrão de sua equipe. O não acatamento do disposto neste artigo impossibilitará que o atleta participe da partida, o não acatamento do disposto nesse Artigo possibilitará que recurso(s) seja(m) impetrado(s) por qualquer equipe que se sinta prejudicada por tal ato.
Parágrafo Terceiro: Os atletas somente poderão atuar nas partidas, calçados com tênis específicos para a prática do futebol Society.
VI – DAS PARTIDAS:
Artigo 06º - As partidas serão regidas de acordo com as Regras Oficiais da Confederação de Futebol Sete Society do Brasil, sendo o tempo de jogo de 50 (cinqüenta) minutos divididos em 02 (dois) tempos de 25 (vinte e cinco) minutos cada, com intervalo de 05 (cinco) minutos.

Parágrafo Primeiro - Para inicio da partida a equipe só poderá começar com 07 (sete) jogadores, sendo um obrigatoriamente o Goleiro. Caso algum atleta chegue atrasado poderá assinar a súmula e ganhar condições de jogo. A equipe que ficar reduzida a 04 (quatro) atletas, dentro do campo será considera perdedora por W x O, permanecendo apenas o placar técnico da partida.
Parágrafo Segundo - Somente o árbitro no local, ou comunicado oficial da Coordenadora, poderá adiar a realização da partida, em caso de necessidade comprovada.
Parágrafo Terceiro - A equipe que não se apresentar em condições de jogo, dentro do campo, até 15 (quinze) minutos APÓS HORÁRIO MARCADO NA TABELA, será considerada perdedora por W x O. Lembrando que esta tolerância é apenas para o primeiro jogo da tabela, os demais não haverá tolerância.
Parágrafo Quarto - A equipe que perder por W x O, pelo não comparecimento ao local do jogo, observando a tolerância do Parágrafo 4º deste artigo, será eliminada automaticamente da Copa, cancelando todos os jogos realizados e os a serem realizados, permanecendo apenas os Cartões Disciplinares e os gols marcados pela equipe adversária em jogos realizados para critérios de artilheiros e cartões disciplinares.
Parágrafo Quinto - A equipe que abandonar o campo de jogo por qualquer motivo será considerado um W x O, a favor da equipe prejudicada, mantendo apenas o placar do jogo, sendo passados os pontos ganhos para a equipe que não foi à infratora, neste caso o WO elimina a equipe da Copa.
Parágrafo Sexto - Caso as cores dos uniformes sejam semelhantes, o árbitro da partida fará um sorteio, no qual o perdedor usará por empréstimo outro jogo de uniforme ou coletes.
Parágrafo Sétimo - Se o jogo for interrompido e suspenso por força maior, após seu início, sem interferência das equipes envolvidas, e já tiverem decorrido 2/3 (dois terços) ou mais do tempo total de jogo, o placar técnico até então será mantido, encerrando – se a partida, observando 30 (trinta) minutos de espera, se decorridos menos de 2/3 (dois terços) do tempo total de jogo, será determinada nova data para complementação do tempo restante, considerando a continuidade da súmula, ou seja, somente os atletas inscritos no mesmo jogo naquela oportunidade terão condições de jogo;
VII – DAS PREMIAÇÕES:
Artigo 07º - Ficam instituídos os seguintes prêmios.


  • CAMPEÃO - Troféu e Medalhas;

  • VICE CAMPEÃO - Troféu e Medalhas;

  • TERCEIRO COLOCADO – Troféu e Medalhas;

  • QUARTO COLOCADO – Medalhas;

  • ARTILHEIRO – Troféu;

  • GOLEIRO MENOS VAZADO – Troféu;

  • FAIR PLAY (equipe mais disciplinada) – Troféu.


Parágrafo Primeiro - O critério para desempate na premiação de artilharia e goleiro menos vazado será: O atleta que estiver na equipe com a melhor classificação final. Caso haja 2 (dois) ou mais dentro da mesma equipe, o de mais idade receberá a premiação


VIII – DAS PENALIDADES E PUNIÇÕES:
Artigo 08º - Ficam instituídas as seguintes penalidades para infrações disciplinares por parte de atletas, técnicos e massagistas ou qualquer outra pessoa registrada na equipe:

03 cartões amarelos suspensão de 01 jogo

01 cartão vermelho suspensão de 01 jogo
Parágrafo Primeiro: Na reincidência as penalidades serão dobradas.
Parágrafo Segundo: Um cartão não anula os outros cartões. Ex: um atleta que receber na mesma partida o 3º amarelo e 1º vermelho, sendo todos da 1ª série, cumprirá 02 jogos. Os atletas não serão punidos com o mesmo cartão no mesmo jogo.
Parágrafo Terceiro: As punições serão feitas de acordo com os relatórios dos oficiais de arbitragem, os casos omissos a este regulamento serão julgados através da comissão disciplinar.
Parágrafo Quarto: Todas as pessoas devidamente registradas são passíveis de punição estando ou não dentro da quadra, basta estar em qualquer praça esportiva para se tornar passível de punição a qualquer momento.
Parágrafo Quinto: O atleta que receber a aplicação do CARTÃO VERMELHO ficará ainda sujeito a julgamento pela Coordenação, que decidirá pela sua permanência ou não no Campeonato, como também em participações de competições futuras.
Parágrafo Sexto: A equipe que colocar em jogo qualquer atleta em situação irregular e a mesma tenha vencido ou empatado o jogo, terá a seu ponto(s) ganho(s) anulado, repassando 03 (três) pontos ganhos para o adversário, mantendo o restante do jogo. Caso a equipe infratora perca o jogo, perderá mais 2 (dois) pontos (não revertidos ao adversário). Se a irregularidade ocorrer na Fase Final, a equipe será eliminada da Copa, não ganhando nenhuma premiação.
IX – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
Artigo 09º: À equipe inscrita caberá a responsabilidade dos exames e assistência médica a seus atletas, antes, durante e depois das partidas. A Realizadora não se responsabilizará por acidentes ocorridos com participantes da Copa, ou por estes ocasionados a terceiros, antes, durante e depois das partidas.
Artigo 10º: Toda equipe tem o direito de RECURSO contra irregularidade observada durante a realização da Copa, impetrado pelo Representante Oficial da Equipe após a partida.

Parágrafo Primeiro: A Coordenação publicará as punições impostas aos atletas envolvidos em relatórios dos oficiais de arbitragem. As decisões da Coordenação serão irrevogáveis.
Parágrafo Segundo: Toda comunicação com as equipes será feita através do site da associação, semanalmente no www.arcomg.org.
X – DA FORMA DE DISPUTA:
Artigo 12º: A “COPA DO MUNDO DE FUTEBOL SOCIETY ARCO” será disputada em 03 (Três) fases: Classificatória, semifinal e final, as equipes serão distribuídas em duas chaves, sendo que na categoria adulto serão duas chaves contendo 4 (quatro) equipes em casa, já na categoria máster teremos uma chave com 3 (três) equipes e outra com 4(quatro). Em ambas as chaves classificarão a primeira colocada e segunda colocadas. Para cada vitória a equipe ganhará 03 (três) pontos, para cada empate 01 (um) ponto e nenhum ponto para a derrota.
Parágrafo Primeiro: A Primeira Fase - CLASSIFICATÓRIA: As equipes jogarão entre si, dentro da própria chave, classificando para a segunda fase as 02 (duas) equipes melhores colocadas de cada chave.
Parágrafo único: Caso 02 (duas) ou mais equipes cheguem ao final desta fase com o mesmo número de pontos ganhos, será usado o seguinte critério para conhecer o classificado:
1º- Maior número de vitórias;

1º- Maior saldo de gols;

2º- Maior número de gols marcados;

3º- Menor número de gols sofridos;

4º- Sorteio.
Parágrafo Segundo: A Segunda Fase SEMIFINAL: será disputada pelas 04 (quatro) equipes classificadas da Primeira Fase, que jogarão em jogos eliminatórios, classificando para a terceira fase as 02 (duas) equipes vencedoras de seus confrontos.
Parágrafo único: Caso o jogo termine empatado no tempo normal, o campeão será conhecido através de uma cobrança de penalidade em 03 (três) séries, persistindo o empate a cobrança passará a ser alternada, em uma série, até que seja conhecido o Campeão.
Parágrafo Terceiro: A Terceira Fase FINAL: O título de Campeão e Vice Campeão será a disputada pelas 02 (duas) equipes classificadas da Segunda Fase, que jogarão em jogos eliminatórios, ficando CAMPEÃ a equipe vencedora de seu confronto.

Parágrafo único: Caso o jogo termine empatado no tempo normal, o campeão será conhecido através de uma cobrança de penalidade em 03 (três) séries, persistindo o empate a cobrança passará a ser alternada, em uma série, até que seja conhecido o Campeão. Na preliminar da Final os perdedores da segunda fase disputarão o Terceiro Lugar, com os mesmos critérios da decisão final.


DETALHES DAS REGRAS DE FUTEBOL SOCIETY

01 – TIRO DE META: deverá ser cobrado pelo goleiro com as mãos, ou por qualquer jogador da equipe favorecida pelo mesmo, com o uso dos pés.
02 – DEFESA DO GOLEIRO: Após fazer uma defesa firme, terá 05 (cinco) segundos para repassar a bola com as mãos para qualquer atleta de sua equipe, desde que este atleta não receba a mesma direto do seu goleiro dentro da área adversária; Caso o goleiro faça uma defesa parcial, poderá repassar a bola com os pés para qualquer atleta de sua equipe, desde que este atleta não receba a mesma direto do seu goleiro dentro da área adversária;

{ O goleiro não poderá fazer nenhum lançamento dentro de sua própria área, tanto com os pés ou com as mãos , direto para o atleta de sua equipe dentro da área adversária }


03 - DEVOLUÇÃO PARA O GOLEIRO: Poderá devolver para o goleiro quantas vezes for necessário, mas o mesmo não poderá recebe-la com as mãos, a não ser que seja uma devolução involuntária.
04 – LATERAL E ESCANTEIO: Lateral e Escanteio deverá ser cobrado com as mãos, podendo ser cobrado para o goleiro desde que o mesmo não o receba com as mãos, e terá 05 (cinco) segundos para a cobrança do mesmo.
05 – TIRO LIVRE: Qualquer falta no Futebol Sete/Society, é tiro livre direto, que poderá ser cobrado em 02 (dois) lances.
06 – FALTAS COLETIVAS E PESSOAIS: Cada equipe poderá cometer por período 05 (cinco) faltas coletivas, com direito a barreira. Apartir da 6ª (sexta) falta (Técnica) será cobrado na marca de penalidade máxima e cada atleta poderá cometer 04 (quatro) faltas pessoais, sendo que na 05 (quinta) falta o mesmo deverá ser substituído, e não poderá retornar na partida ora disputada.
07 – CARTÕES DISCIPLINARES: O atleta que for advertido com Cartão Amarelo terá que ficar fora da partida por 02 (dois) minutos cronometrados, ficando a equipe com menos um atleta podendo retornar ou ser substituído após a suspensão, atleta que for advertido com o Cartão Azul será desclassificado da partida não podendo retornar mais ficando a equipe com um atleta a menos por 02 (dois) minutos cronometrados e deverá ser substituído após a suspensão, o atleta que for advertido com o Cartão Vermelho, não poderá ser substituído.
08 – APLICAÇÃO DO CARRINHO: Será caracterizado quando o atleta utilizar os pés, deslizando sob o solo, com participação de outro atleta da equipe adversária, e será considerado infração técnica e deverá ser punido com cartão disciplinar.
09 – MÃO NA BOLA: Independentemente da infração, marcada pelo árbitro, o atleta terá de ser advertido com cartão disciplinar.
10 – SUBSTITUIÇÃO DE ATLETAS: Não precisará parar o jogo para fazer a substituição e deverá ser feita na linha demarcatória de substituição.

Este regulamento foi discutido e aprovado pela Federação.




Rua Doutor João Miranda, 114- Jaraguá

Belo Horizonte/MG_31260-380

Telefones: 3497-1016 / 3646-9835 / Fax: 3646-9925

Email: administrativo@arcomg.org.br

arcobh@gmail.com

www.arcomg.org.br







©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal