Cargo: administrador



Baixar 96.24 Kb.
Encontro05.02.2019
Tamanho96.24 Kb.


CONCURSO PÚBLICO

EDITAL 01/UFSC-UFFS/2009




CAMPO DE CONHECIMENTO: ADMINISTRAÇÃO



Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova.

Tempo total para resolução desta prova: 4 (quatro) horas.

I N S T R U Ç Õ E S

Confira, no cartão-resposta, seu nome, seu número de inscrição e o campo de conhecimento para o qual se inscreveu. Transcreva seu nome e seu número de inscrição nos campos abaixo. Transcreva também os números correspondentes ao local, setor, grupo e ordem. Assine no local indicado.

Verifique no caderno de prova se faltam folhas, se a sequência de questões está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Para cada uma das 20 (vinte) questões objetivas são apresentadas 5 (cinco) alternativas (de A” a “E”), das quais apenas 1 (uma) é correta.

A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. Utilize os espaços e/ou páginas em branco para rascunho. Não destaque folhas do caderno de prova.

Examine o cartão-resposta e veja se há marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente.

Transcreva com caneta esferográfica fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul, as respostas das questões objetivas para o cartão-resposta, que será o único documento válido para efeito de correção.

Em nenhuma hipótese haverá substituição do cartão-resposta ou da folha oficial da questão discursiva por erro de preenchimento ou qualquer dano causado pelo candidato.

Questões objetivas em branco, que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, não serão consideradas.

A resposta da questão discursiva deverá ser transcrita, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul e dentro do tempo de duração da prova, para a folha oficial de resposta, a qual não deverá ser assinada nem identificada pelo(a) candidato(a).

Não será permitida, durante a realização da prova, a comunicação entre candidatos, o porte nem a utilização de aparelhos celulares ou similares, de calculadoras ou similares, de relógios, de livros de anotações, de impressos nem de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o(a) candidato(a) que descumprir esta determinação.

Ao terminar, entregue ao fiscal o caderno de prova, o cartão-resposta e a folha de resposta da questão discursiva. Você só poderá se retirar definitivamente do grupo de realização da prova a partir das 16h30min (horário oficial de Brasília).

Para conferir suas respostas com o gabarito oficial, anote-as no quadro constante da última folha, o qual poderá ser destacado e levado com você.




INSCRIÇÃO




NOME DO(A) CANDIDATO(A)





ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)





LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM






QUESTÃO DISCURSIVA

A Lei n° 12.029, de 15 de setembro de 2009, que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul, estabelece em seu Artigo 2° que “A UFFS terá por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi, abrangendo, predominantemente, o norte do Rio Grande do Sul, com campi nos Municípios de Cerro Largo e Erechim, o oeste de Santa Catarina, com campus no Município de Chapecó, e o sudoeste do Paraná e seu entorno, com campi nos Municípios de Laranjeiras do Sul e Realeza”.


Considerando que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição universitária comprometida com a promoção da extensão e com o desenvolvimento da região na qual se insere, e considerando que uma das atribuições do professor da UFFS será desenvolver atividades de extensão, apresente e discuta, em um texto de até 30 (trinta) linhas, uma proposta de extensão que possa produzir impacto positivo junto à sociedade e que, na sua maneira de ver, deva ser considerada prioritária pela UFFS. Explicite as razões que sustentam esta priorização, tendo em vista as contribuições que a sua área do conhecimento poderá trazer à região.




FOLHA DE RASCUNHO – QUESTÃO DISCURSIVA

ESTE RASCUNHO NÃO SERÁ CORRIGIDO!




TÍTULO

01




02




03




04




05




06




07




08




09




10




11





12




13




14




15




16




17




18




19




20




21




22




23




24




25




26




27




28




29




30





TRANSCREVA A questão discursiva DESTE RASCUNHO PARA A

FOLHA OFICIAL DA QUESTÃO DISCURSIVA.

PROVA OBJETIVA

01) Um dos eventos mais importantes na história do enfoque comportamental na administração é o chamado experimento de Hawthorne. Considere as seguintes afirmativas:

  1. os estudos de Hawthorne foram realizados na Western Electric Company, fabricante de equipamentos de comunicação, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne, e coordenados por Maslow.

  2. no primeiro estágio dos estudos – experimentos com iluminação – várias condições de trabalho, particularmente a iluminação na fábrica, foram alteradas para se determinarem os efeitos dessas mudanças na produtividade.

  3. dentre as conclusões do grupo de pesquisadores, destaca-se que a produtividade e o comportamento do empregado eram influenciados pelo grupo informal de trabalho.

  4. durante a realização do primeiro estágio, os pesquisadores encontraram uma importante relação sistemática entre a iluminação da fábrica e os níveis de produção, identificando a diminuição da produtividade com a redução da luminosidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. Somente as afirmativas II e III estão corretas.

  2. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

  3. Somente a afirmativa III está correta.

  4. Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

  5. Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

02) Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.

Dentre os pesquisadores abaixo relacionados, qual desenvolveu a ideia de que as necessidades humanas dispõem-se numa hierarquia que pode ser dividida em cinco grupos?



  1. Douglas McGregor

  2. Chris Argyris

  3. Abraham Maslow

  4. Elton Mayo

  5. Frederick Herzberg

03) O papel e o trabalho dos gerentes são temas centrais no estudo da administração. Diversos autores se dedicaram aos estudos sobre o papel dos gerentes. Relacione a coluna 1 com a coluna 2, síntese de alguns autores e suas ideias.

Coluna 1

Coluna 2

1 - Henri Fayol (1916)

  1. Desempenho dos gerentes

2 - Chester Barnard (1938)

  1. Princípios de administração de alta performance

3 - Fred Luthans (1988)

  1. Processo Administrativo

4 - Henry Mintzberg (1973)

  1. Papéis do Gerente

5 - Andrew Grove (1983)

  1. Funções do Executivo

Assinale a alternativa que relaciona as duas colunas CORRETAMENTE, de cima para baixo.

  1. 4, 5, 2, 3, 1.

  2. 3, 5, 1, 4, 2.

  3. 3, 4, 1, 5, 2.

  4. 2, 3, 1, 4, 5.

  5. 1, 2, 3, 4, 5.

04) A evolução das teorias administrativas demonstra o surgimento de vários paradigmas que consolidam teorias, escolas e conceitos aplicados ao estudo da ciência da Administração.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a teoria na qual a ênfase se dá na adoção de métodos racionais e padronizados, além da máxima divisão de tarefas.



  1. Administração Clássica

  2. Burocracia

  3. Estruturalismo

  4. Escola de Relações Humanas

  5. Administração Científica

05) Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o idealizador das funções gerenciais de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

  1. Henry Ford

  2. Peter Drucker

  3. Frederick Taylor

  4. Max Weber

  5. Henri Fayol

06) Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a teoria que tem como objetivo compreender como a organização se relaciona com o ambiente, mostrando a existência de uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

  1. Administração por Objetivos

  2. Teoria da Administração Participativa

  3. Administração Estratégica

  4. Teoria da Contingência

  5. Desenvolvimento Organizacional



07) Diversos autores se dedicaram aos estudos das organizações formais. Relacione a coluna 1 com a coluna 2, síntese de pesquisadores e principais contribuições ao estudo das organizações.

Coluna 1

Coluna 2

1 - Amitai Etzioni

  1. Tipologia das organizações com base nos tipos de poder

2 - Charles Perrow, Robert K. Merton e William Roth

  1. Modelos mecanicista e orgânico de organização

3 - Burns e Stalker

  1. Tipo ideal de burocracia

4 - Max Weber

  1. Tipologia das organizações com base nos tipos de beneficiários

5 - Blau e Scott

    1. Disfunções organizacionais

Assinale a alternativa que relaciona as duas colunas CORRETAMENTE, de cima para baixo.

  1. 2, 1, 5, 3, 4.

  2. 2, 3, 4, 1, 5.

  3. 1, 2, 5, 3, 4.

  4. 3, 2, 4, 5, 1.

  5. 1, 3, 4, 5, 2.

08) A Teoria de Sistemas surgiu de uma percepção de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o idealizador das bases da Teoria Geral de Sistemas.



  1. Rensis Likert

  2. Kurt Lewin

  3. Joan Woodward

  4. Ludwig von Bertalanffy

  5. John Kotter

09) O funcionamento dos círculos de qualidade baseia-se em metodologias integradas por diversas técnicas.

Assinale a alternativa CORRETA que contém a técnica que permite à empresa selecionar prioridades quando há grande número de problemas, onde informações sobre causas e efeitos são pesquisadas, e dispostas em tabelas que mostram a participação de cada causa no total de efeitos.



  1. Princípio de Pareto

  2. Diagrama de Ishikawa

  3. Gráfico de Deming

  4. Norma ISO 9000

  5. Gráfico de Gantt

10) A tomada de decisões nas organizações pode ser compreendida a partir do modelo de Herbert Simon, que se opõe ao modelo clássico de tomada de decisão.

Assinale a alternativa que corresponde à opção CORRETA em relação ao modelo de Simon.



  1. Pressupõe a impossibilidade de alcance da melhor decisão.

  2. Desconsidera os limites cognitivos à racionalidade humana.

  3. Baseia-se na racionalidade plena.

  4. Pressupõe o alcance do máximo resultado no processo de tomada de decisão.

  5. Considera que o problema a ser resolvido é claramente definido.

11) Herzberg deixou um importante legado no que se refere ao estudo da motivação humana. A partir de seus ensinamentos, é possível concluir que um empregado pode atingir a satisfação se for aplicada a metodologia adequada.

Assinale a alternativa que representa a opção CORRETA em relação ao fator que pode levar à satisfação do indivíduo.



  1. Incremento do salário de forma a aumentar o poder aquisitivo do empregado.

  2. Melhoria na cesta de benefícios oferecidos pela empresa.

  3. Minimização da quantidade e da dificuldade do trabalho.

  4. Aumento do conteúdo da tarefa, ampliando o seu escopo e a sua responsabilidade.

  5. Melhoria da relação chefe/empregados, tornando mais acessível o diálogo entre as partes.

12) Alvin Gouldner estudou e criticou o estrutural-funcionalismo e a burocracia. Em sua obra, o sociólogo definiu as funções da regra burocrática.

Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE a uma função da regra burocrática segundo Gouldner.



  1. Amplia a arbitrariedade e torna a sanção ilegítima.

  2. Possibilita o comportamento minimalista do empregado.

  3. Dificulta o controle a distância.

  4. Diminui a impessoalidade.

  5. Impede o espaço de negociação entre hierarquia e subordinado.

13) Os três métodos de solução de conflitos descritos por Mary Parker Follet, na Teoria de Relações Humanas, representam situações vividas dentro das organizações. São elas:

  1. situações em que há sempre a vitória de uma parte interessada sobre outra.

  2. situação em que cada pessoa cede um pouco a fim de que o trabalho possa ser continuado.

  3. situações caracterizadas por soluções nas quais ambas as partes encontram espaço sem sacrifícios.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. A situação I refere-se ao método da dominação.

  2. A situação I refere-se ao método da integração.

  3. A situação II refere-se ao método da dominação.

  4. A situação III refere-se ao método da conciliação.

  5. A situação II refere-se ao método da integração.

14) A Centralização e a Descentralização são características inerentes às organizações. Em maior ou em menor grau, os gestores acabam aderindo a uma das duas características com maior intensidade. Entretanto, percebe-se uma tendência atual de as organizações se tornarem mais descentralizadas, devido ao grau de complexidade do ambiente em que atuam.

Assinale a alternativa QUE MELHOR caracteriza a descentralização em uma empresa.

  1. A cultura organizacional desfavorável à abertura de seus membros.

  2. A falta de experiência dos gestores de nível inferior para a tomada de decisões.

  3. A capacidade dos gestores, em todos os níveis, para a tomada de decisão.

  4. A fraca adesão dos gestores intermediários para a tomada de decisões.

  5. A concentração das decisões no topo da organização.

15) Associe a coluna 1 com a coluna 2.

Coluna 1

Coluna 2

      1. É por excelência um controle político de legalidade contábil e financeira que possibilite comprovar a probidade dos atos administrativos, a regularidade dos gastos públicos e a fiel execução do orçamento.

( ) Governança

Corporativa



      1. Identifica-se com os mecanismos de controle das instituições do Estado dentro da democracia.

( ) Accountability


      1. Órgão administrativo responsável pela gestão econômica da organização, com o objetivo de levá-la a maior eficácia.

( ) Controle externo


      1. Sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários.

( ) Controladoria


Assinale a alternativa que relaciona as duas colunas CORRETAMENTE, de cima para baixo.

  1. 3, 1, 4, 2.

  2. 3, 4, 2, 1.

  3. 4, 2, 1, 3.

  4. 4, 3, 2, 1.

  5. 4, 1, 2, 3.

16) Considerando o Balanced Scorecard como uma das metodologias que vêm sendo utilizadas no acompanhamento e avaliação do planejamento estratégico, analise as afirmações abaixo e indique com “V” as verdadeiras e com “F” as falsas.

  1. Na perspectiva dos processos internos, os objetivos e medidas derivam de estratégias explícitas voltadas para o atendimento às expectativas dos acionistas e clientes-alvo.

  2. O aprendizado e o crescimento organizacional provêm de três fontes principais: resultados, sistemas e procedimentos operacionais.

  3. O aprendizado e o crescimento organizacional provêm de três fontes principais: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais.

  4. Os objetivos financeiros servem de foco para a definição dos clientes internos e as medidas de perspectivas associadas aos stakeholders.

  5. Na perspectiva dos processos internos, os objetivos e medidas derivam de estratégias implícitas voltadas para o atendimento às expectativas dos acionistas e do governo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. V, F, V, F, F.

  2. V, F, V, V, F.

  3. F, V, V, V, F.

  4. V, V, F, F, V.

  5. F, V, F, F, V.

17) Assinale a alternativa CORRETA.

Segundo Edgar Schein, a Cultura de uma organização é o padrão de crenças e pressupostos básicos partilhados por um grupo definido de pessoas e construídos a partir de suas respostas continuadas a problemas de adaptação externa e integração interna. Para Schein, a Cultura pode ser decifrada a partir de três níveis. São exemplos de Artefatos:



  1. Qualidade e honestidade.

  2. Crenças arraigadas.

  3. Pressupostos básicos.

  4. Ética e justiça.

  5. Vestuário, símbolos, slogans e layout.

18) Assinale a alternativa CORRETA.

A avaliação de desempenho é o processo sistemático de avaliação dos resultados obtidos por um indivíduo dentro de uma organização. Um dos métodos de avaliação de desempenho utilizados é a Avaliação 360 graus. Este método caracteriza-se:



  1. pelo registro dos desempenhos críticos do funcionário em períodos determinados.

  2. pela classificação, com base em uma escala, de um conjunto de fatores considerados relevantes para o desempenho do cargo.

  3. por ser um procedimento que combina vários métodos, classificando comportamentos relevantes para o desempenho da função.

  4. pela avaliação do desempenho dos membros da organização mediante a participação de todas as pessoas que integram seu círculo de atuação, possibilitando uma visão de seu desempenho de diferentes perspectivas.

  5. pelo preenchimento de um formulário, no qual são atribuídas notas de zero a dez pelo chefe imediato do funcionário.

19) Ao observar a maneira como os gerentes tratavam seus subordinados, McGregor concluiu que a opinião de um gerente sobre seus subordinados baseia-se em um grupo de suposições sobre a natureza humana, sendo que os gerentes moldam seu comportamento para com os funcionários de acordo com essas suposições. Assinale abaixo a alternativa que corresponde À VERDADE sobre essas suposições.

  1. A Teoria Y afirma que, como os funcionários não gostam de trabalhar, eles precisam ser coagidos, controlados e ameaçados com punição para alcançarem os objetivos desejados.

  2. A Teoria X pressupõe que os subordinados não gostam de trabalhar e, sempre que possível, tentarão evitar o trabalho.

  3. A Teoria X alega que os funcionários podem ver o trabalho como algo natural, como descanso ou lazer.

  4. A Teoria Y pressupõe que o ser humano comum não aprende a aceitar e a buscar responsabilidade.

  5. A Teoria X acredita que homens e mulheres exercerão a auto-orientação e o autocontrole se estiverem comprometidos com os resultados.

20) Assinale a alternativa CORRETA.

A Estrutura Organizacional Matricial pode ser considerada um tipo de estrutura inovativa porque apresenta:



  1. departamentos com maior especialização em suas áreas de atuação.

  2. corresponsabilidade e ausência de Unidade de Comando.

  3. duplicação de atividades e recursos, otimizando a sua utilização pelas unidades.

  4. a característica de concentrar seus esforços nos produtos a serem produzidos.

  5. unidades autogerenciadas, sendo cada divisão autônoma e independente.




GRADE DE RESPOSTAS (Somente esta parte poderá ser destacada)

QUESTÕES

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

RESPOSTAS

































































©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal