Cargo: administrador



Baixar 97.66 Kb.
Encontro15.12.2018
Tamanho97.66 Kb.


CONCURSO PÚBLICO

EDITAL 01/UFSC-UFFS/2009




CAMPO DE CONHECIMENTO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL




Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova.

Tempo total para resolução desta prova: 4 (quatro) horas.

I N S T R U Ç Õ E S

Confira, no cartão-resposta, seu nome, seu número de inscrição e o campo de conhecimento para o qual se inscreveu. Transcreva seu nome e seu número de inscrição nos campos abaixo. Transcreva também os números correspondentes ao local, setor, grupo e ordem. Assine no local indicado.

Verifique no caderno de prova se faltam folhas, se a sequência de questões está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Para cada uma das 20 (vinte) questões objetivas são apresentadas 5 (cinco) alternativas (de A” a “E”), das quais apenas 1 (uma) é correta.

A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. Utilize os espaços e/ou páginas em branco para rascunho. Não destaque folhas do caderno de prova.

Examine o cartão-resposta e veja se há marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente.

Transcreva com caneta esferográfica fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul, as respostas das questões objetivas para o cartão-resposta, que será o único documento válido para efeito de correção.

Em nenhuma hipótese haverá substituição do cartão-resposta ou da folha oficial da questão discursiva por erro de preenchimento ou qualquer dano causado pelo candidato.

Questões objetivas em branco, que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, não serão consideradas.

A resposta da questão discursiva deverá ser transcrita, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul e dentro do tempo de duração da prova, para a folha oficial de resposta, a qual não deverá ser assinada nem identificada pelo(a) candidato(a).

Não será permitida, durante a realização da prova, a comunicação entre candidatos, o porte nem a utilização de aparelhos celulares ou similares, de calculadoras ou similares, de relógios, de livros de anotações, de impressos nem de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o(a) candidato(a) que descumprir esta determinação.

Ao terminar, entregue ao fiscal o caderno de prova, o cartão-resposta e a folha de resposta da questão discursiva. Você só poderá se retirar definitivamente do grupo de realização da prova a partir das 16h30min (horário oficial de Brasília).

Para conferir suas respostas com o gabarito oficial, anote-as no quadro constante da última folha, o qual poderá ser destacado e levado com você.




INSCRIÇÃO




NOME DO(A) CANDIDATO(A)





ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)





LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM






QUESTÃO DISCURSIVA

A Lei n° 12.029, de 15 de setembro de 2009, que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul, estabelece em seu Artigo 2° que “A UFFS terá por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi, abrangendo, predominantemente, o norte do Rio Grande do Sul, com campi nos Municípios de Cerro Largo e Erechim, o oeste de Santa Catarina, com campus no Município de Chapecó, e o sudoeste do Paraná e seu entorno, com campi nos Municípios de Laranjeiras do Sul e Realeza”.


Considerando que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição universitária comprometida com a promoção da extensão e com o desenvolvimento da região na qual se insere, e considerando que uma das atribuições do professor da UFFS será desenvolver atividades de extensão, apresente e discuta, em um texto de até 30 (trinta) linhas, uma proposta de extensão que possa produzir impacto positivo junto à sociedade e que, na sua maneira de ver, deva ser considerada prioritária pela UFFS. Explicite as razões que sustentam esta priorização, tendo em vista as contribuições que a sua área do conhecimento poderá trazer à região.




FOLHA DE RASCUNHO – QUESTÃO DISCURSIVA

ESTE RASCUNHO NÃO SERÁ CORRIGIDO!




TÍTULO

01




02




03




04




05




06




07




08




09




10




11





12




13




14




15




16




17




18




19




20




21




22




23




24




25




26




27




28




29




30





TRANSCREVA A questão discursiva DESTE RASCUNHO PARA A

FOLHA OFICIAL DA QUESTÃO DISCURSIVA.

PROVA OBJETIVA

01) Leia o parágrafo abaixo:
“O campo de atuação dos psicólogos organizacionais e do trabalho pode ser subdividido em três subcampos: Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho e Gestão de Pessoas.” (Zanelli e Bastos, 2004).
Numere a coluna 2 identificando os temas pertinentes a cada um dos subcampos de atuação dos psicólogos organizacionais e do trabalho apresentados na coluna 1:


Coluna 1

Coluna 2

I. Psicologia Organizacional
II. Psicologia do Trabalho
III. Gestão de Pessoas

( ) saúde/estresse no trabalho, desemprego.

( ) planos de carreira, avaliação de desempenho.

( ) liderança, emoções.

( ) seleção de pessoal, avaliação de desempenho.

( ) mercado de trabalho, análise de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.




  1. II – III – I – II – II

  2. I – III – II – III – I

  3. I – II – II – I – I

  4. II – III – I – III – II

  5. II – I – I – III – III


02) Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação ao exercício da liderança nas organizações.


  1. Há traços ou características de personalidade comuns que caracterizam todos os líderes no exercício da liderança.

  2. O líder é sempre o gestor da organização.

  3. Autores da perspectiva comportamental da liderança (Lewin, White e Lippitt) identificaram somente dois tipos de liderança: autocrática e democrática.

  4. Na abordagem da liderança situacional cabe ao líder adaptar suas características às demandas grupais e/ou situacionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.




  1. F – F – V – V

  2. V – F – V – V

  3. F – V – F – F

  4. V – V – F – F

  5. F – F – F – V


03) Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação ao estresse.


  1. O estresse pode ser entendido como um estado de desequilíbrio da pessoa, que se instala somente quando esta é submetida a uma série de tensões desagradáveis e negativas.

  2. O estresse é um estado de adoecimento, resultante das consequências do trabalho, pois os trabalhadores sofrem em decorrência das condições e características de sua atividade.

  3. As principais estratégias de coping são quatro: controle/confronto; escape/evasão; suporte social; e manejo dos sintomas (Schaefer e Moos, 1993).

  4. As estratégias de enfrentamento ao estresse são ações que podem ser aprendidas, usadas e descartadas e, em certa medida, geridas nas organizações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.




  1. F – F – V – F

  2. V – F – V – V

  3. F – V – F – F

  4. V – V – V – V

  5. F – F – V – V

04) Assinale a alternativa CORRETA na qual TODAS as características citadas referem-se aos principais fatores que podem aumentar o grau de coesão dos membros de grupos em uma organização [...].


  1. Êxito em alcançar objetivos e status grupais; grande quantidade de interações externas; pouca disponibilidade de recursos; identificação de valores e interesses em comum.

  2. Aumento na frequência das interações; semelhança entre atitudes e valores dos integrantes do grupo; identificação de opositores ou concorrentes comuns; resolução frequente de diferenças de modo satisfatório.

  3. Grande quantidade de interações externas; semelhança entre atitudes e valores trazidos pelos integrantes do grupo; objetivos variados aceitos pelos integrantes do grupo; êxito em alcançar objetivos e status grupais.

  4. Criação de uma identidade comum; diversidade entre atitudes e valores dos integrantes do grupo; pouca disponibilidade de recursos; objetivo superior aceito pelos integrantes do grupo.

  5. Dificuldades em alcançar objetivos grupais; criação de uma identidade comum; grande quantidade de interações externas; aumento na frequência das interações.

05) Sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), é CORRETO afirmar que:


  1. a QVT é um campo de conhecimento e de atuação privativo do psicólogo nas organizações de trabalho, pois envolve fenômenos psicológicos tais como: oportunidade de desenvolver carreira, uso e desenvolvimento de competências, percepção de justiça e saúde mental no trabalho.

  2. os principais autores que conceituam QVT enfatizam: a preocupação com o bem-estar e a satisfação do trabalhador, aliada ao aumento de produtividade, eficácia e efetividade organizacional; a participação e o envolvimento dos trabalhadores nas decisões e nos problemas do trabalho e nas questões relacionadas à reformulação de cargos; a humanização do processo de trabalho.

  3. Walton, um dos principais estudiosos da QVT, apresenta um modelo para estudo e intervenção composto de seis (6) indicadores (Compensação justa e adequada; Condições de trabalho; Oportunidade de uso e desenvolvimento de capacidades; Oportunidade de crescimento contínuo e segurança; Integração social no trabalho; Constitucionalismo).

  4. o movimento voltado à QVT foi impulsionado pela perspectiva sociotécnica de administração, na qual os aspectos relativos tanto ao subsistema técnico quanto ao social são enfatizados. A valorização dos aspectos técnicos da Qualidade Total e as relações com clientes externos e internos são características importantes desta perspectiva.

  5. não existem controvérsias na conceituação de QVT, tendo em vista que é bem delimitado na literatura e há modelos teórico-empíricos que permitem identificar quais as variáveis ou dimensões que explicam o fenômeno nas variadas situações.


06) Leia a afirmativa abaixo.
As três abordagens principais para o estudo e a intervenção do psicólogo em saúde mental do trabalhador são: do estresse, da psicodinâmica do trabalho e epidemiológica.
Em relação a essas abordagens, assinale a alternativa CORRETA.


  1. Na abordagem epidemiológica os pesquisadores tem buscado identificar o nexo causal do sofrimento patológico e criativo nas organizações.

  2. O principal esforço de pesquisadores e profissionais que trabalham com estresse é identificar estressores e seus efeitos psicológicos, ou seja, identificar condições que levam a mudanças fisiológicas, sintomas físicos e tensão psicológica, em pessoas específicas sob variadas condições.

  3. A abordagem que estuda a psicodinâmica do trabalho objetiva compreender as estratégias às quais os trabalhadores recorrem para manter a saúde mental, apesar de uma organização do trabalho patologizante.

  4. Pesquisadores do estresse buscam conhecer sobre o processo saúde-doença, planejar as ações de políticas de saúde e prevenção de doenças.

  5. Para autores da psicodinâmica do trabalho, o trabalho sempre pressupõe sofrimento patogênico, pelo fracasso das defesas individuais e coletivas.



07) Leia o parágrafo abaixo.
“O modelo de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) proposto por Walton (1973) é composto por dimensões conceituais e seus indicadores, e permite analisar tanto o conjunto de condições de trabalho e práticas organizacionais, como itens relacionados à satisfação e percepção dos empregados sobre os aspectos positivos no trabalho.”
Numere a coluna 2 identificando os indicadores de QVT relacionados com as dimensões apresentadas na coluna 1.


Coluna 1 – dimensões

Coluna 2 – indicadores

  1. Constitucionalismo.

  2. Oportunidade de uso e desenvolvi-mento de capacidades.

  3. Oportunidade de crescimento contí-nuo e segurança.

( ) autonomia e possibilidades de autocontrole.

( ) oportunidade de desenvolver carreira.

( ) respeito a normas e regras.

( ) perspectivas sobre o processo total do trabalho.

( ) aplicação de habilidades variadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.




  1. II – III – I – II – I

  2. III – I – II – I – III

  3. I – II – II – I – III

  4. II – III – I – II – II

  5. II – III – I – III – III



08) Assinale a alternativa CORRETA.


  1. Diversidade cultural é uma representação, em um sistema social, de pessoas com diferentes identidades grupais que têm significações culturais distintas.




  1. Diversidade cultural é um conjunto de pessoas que compartilham significados comuns.




  1. Diversidade cultural é um fenômeno que se verifica por meio do número de pessoas que integram diferentes gerações.




  1. Diversidade cultural é um fenômeno raro no contexto das organizações atuais.




  1. Diversidade cultural é sinônimo de criatividade e de inovação no contexto dos departamentos de pesquisa e de desenvolvimento das organizações pós-industriais.



09) Sobre motivação no trabalho, é CORRETO afirmar que:


  1. valores pessoais e organizacionais sempre geram motivação no trabalho.




  1. identidade entre valores pessoais e organizacionais são substanciais para a construção de justiça organizacional.




  1. não existe relação entre valores pessoais e motivação no trabalho.




  1. a identidade entre valores pessoais e organizacionais influencia a motivação dos trabalhadores nas organizações.




  1. a motivação no trabalho constitui fenômeno com origem em valores centrais das organizações.

10) Sobre o conceito de competência, assinale a alternativa CORRETA.

  1. A competência humana é decorrente da maturidade no trabalho.

  2. A competência é um fenômeno universal no mundo do trabalho.

  3. O conceito de competência é compreendido como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.

  4. O conceito de competência é constituído de valores racionalizados, afetividade e comportamentos no ambiente de trabalho.

  5. O conceito de competência sempre depende da redefinição cognitiva.



11) Com relação ao conceito de cultura organizacional, é CORRETO afirmar que:

  1. os artefatos visíveis incluem todos os fenômenos que alguém vê, sente e ouve ao observar um grupo com uma cultura que não é familiar.

  2. as crenças e os valores expostos se encontram no nível mais profundo da cultura organizacional.

  3. as suposições básicas são constituídas por estruturas e processos organizacionais.

  4. a cultura não influencia modos de sentir, pensar e agir dentro do contexto de um grupo.

  5. as organizações sem cultura estão em desvantagem competitiva.



12) Assinale a alternativa CORRETA.

  1. Existem organizações que aprendem e outras que não aprendem.

  2. Uma organização aprende por meio dos seus participantes individuais.

  3. O aprendizado organizacional ocorre em uma instância independente das pessoas.

  4. O processo de aprendizagem inicia no nível do grupo.

  5. A aprendizagem e a cultura organizacional não possuem relação.



13) Assinale a alternativa CORRETA.

  1. Os valores esposados são pouco estáveis, uma vez que representam idealizações ou racionalizações a respeito daquilo que é apreciado ou considerado desejável.

  2. Os valores esposados representam convicções intensamente compartilhadas nas organizações.

  3. Os pressupostos básicos de cultura representam idealizações a respeito do que é errado sentir e fazer.

  4. Os artefatos visíveis expressam rigorosamente a cultura corporativa.

  5. Existem organizações com muita cultura e outras com pouca ou nenhuma cultura.



14) Sobre competências essenciais (Hammel e Prahalad, 1998), é CORRETO afirmar que:


  1. constituem tecnologias de ponta em uso nas organizações.

  2. expressam a identidade da organização.

  3. são o que uma pessoa tem de mais importante.

  4. são a mesma coisa que gestão de tecnologia e de conhecimento organizacional.

  5. constituem um conjunto de aptidões e tecnologias que permite aos gestores e demais trabalhadores oferecerem um determinado benefício aos clientes ou usuários de produtos ou serviços.



15) Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à comunicação nas organizações. (ZANELLI; SILVA, 2008)


  1. A forma como são disseminadas e interpretadas as informações nas organizações influencia o processo de aprendizagem, tanto do indivíduo como dos grupos e da organização.

  2. A maior parte dos canais e fluxos de informação que caracterizam a comunicação nas organizações é formal.

  3. A comunicação é uma ferramenta estratégica nos processos organizacionais.

  4. A competência comunicativa refere-se à habilidade dos membros das organizações para negociar suas propostas, valores e significados, em vez de simplesmente aceitar o que lhes é proposto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.




  1. V – V – F – F

  2. F – F – V – V

  3. F – V – V – V

  4. V – F – V – V

  5. V – V – V –V



16) Assinale a alternativa CORRETA.
No que se refere ao processo de comunicação nas organizações, a experiência ou o conhecimento da fonte sobre o tópico em questão, a probidade ou o grau em que o receptor acredita que o comunicador não tem segundas intenções e a coerência entre as palavras do comunicador e suas ações determinam:


  1. a natureza do espaço físico ocupado pelos membros da organização envolvidos no processo de comunicação.

  2. o tipo de veículo utilizado no processo de comunicação.

  3. as etapas do processo de comunicação.

  4. o procedimento pelo qual as pessoas adquirem as habilidades sociais necessárias para assumirem corretamente seus papeis em uma organização.

  5. o grau em que a informação fornecida pela fonte é aceita como verossímil pelo receptor.



17) Assinale a alternativa CORRETA.

Controle de recursos, competências ou habilidade técnicas que a organização necessita, corpo de conhecimentos críticos para a organização, prerrogativas legais e acesso aos poderosos são:




  1. estágios de poder grupal.

  2. categorias de bases de poder nas organizações.

  3. tipos de jogos políticos que se desenvolvem nas organizações.

  4. tipos de configuração do poder organizacional.

  5. variáveis relacionadas ao poder invisível das organizações.

18) Leia o parágrafo abaixo.
“Existem cinco abordagens gerais para a administração de interesses divergentes nas organizações, caracterizadas por diferentes combinações entre assertividade e cooperação.” (WAGNER III; HOLLENBECK, 2002)
Numere a coluna 2 identificando as abordagens presentes na coluna 1, de acordo com as combinações apresentadas:


Coluna 1

Coluna 2

I. competição

( ) assertivo, colaborador

II. acomodação

( ) não assertivo, não cooperativo

III. abstenção

( ) faixa média entre assertivo e colaborador

IV. colaboração

( ) assertivo, não cooperador

V. transigência

( ) não assertivo, cooperativo

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.




  1. I – II – III – IV – V

  2. V – IV – III – II – I

  3. III – IV – V – I – II

  4. IV – III – V – I – II

  5. IV – III – V – II – I


19) Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA no que se refere ao processo de contratação de novos funcionários. (SPECTOR, 2002)


  1. Planejar a necessidade de novos funcionários / conseguir os candidatos adequados às vagas / decidir quem contratar / providenciar que a pessoa selecionada assuma sua vaga.

  2. Decidir quem contratar / conseguir os candidatos adequados às vagas / providenciar que a pessoa selecionada assuma sua vaga / planejar a necessidade de novos funcionários.

  3. Conseguir os candidatos adequados às vagas / decidir quem contratar / providenciar que a pessoa selecionada assuma sua vaga / planejar a necessidade de novos funcionários.

  4. Conseguir os candidatos adequados às vagas / planejar a necessidade de novos funcionários / decidir quem contratar / providenciar que a pessoa selecionada assuma sua vaga.

  5. Planejar a necessidade de novos funcionários / decidir quem contratar / conseguir os candidatos adequados às vagas / providenciar que a pessoa selecionada assuma sua vaga.

20) Assinale a alternativa CORRETA identificando a que etapa do programa de treinamento os seguintes procedimentos se referem: identificação das características dos treinandos, escolha dos métodos e técnicas que afetam o aprendizado e sua transferência para o trabalho, e avaliação do ambiente de trabalho no qual deverá ser utilizado o que será aprendido. (SPECTOR, 2002)


  1. Avaliação da necessidade de treinamento.

  2. Definição de objetivos do treinamento.

  3. Projeto de treinamento.

  4. Aplicação do treinamento.

  5. Avaliação do treinamento.





GRADE DE RESPOSTAS (Somente esta parte poderá ser destacada)


QUESTÕES

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

RESPOSTAS

































































©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal