Caderno de desenho cnidaria



Baixar 23.75 Kb.
Encontro30.06.2019
Tamanho23.75 Kb.

CADERNO DE DESENHO

CNIDARIA


NOME:


1. CNIDARIA

1.1 CLASSE HYDROZOA

1.1.1 Examinar exemplares fixados de hidrozoários e identificar a que ordens pertencem (Anthomedusae ou Leptomedusae). Observe o tipo de crescimento colonial, presença ou ausência de teca, hidrorriza, hidrocaule, hidrocládio, nós e internós, localização dos hidrantes, estrutura dos hidrantes (hipostoma, boca, tentáculos). Esquematize e indique as partes observadas em cada exemplar examinado.


1.1.2 Observe em esqueletos do hidrocoral Millepora alcicornis (Ordem Hidrocorallina) a forma da colônia. Indique no esquema os dactiloporos e gastroporos.



Qual é a função de cada um dos pólipos encontrados nos hidrocorais?


1.1.3 Observar exemplares fixados do sifonóforo Physalia physalis (Linné, 1758) (Caravela portuguesa). Identificar o pneumatóforo com sua crista e os cormídios. Com a utilização do estereomicroscópio vizualização dos gastrozooides (com boca e sem tentáculos), dactilozooides, tentáculos com botões de nematocistos e, se possível, os gonozooides. Completar o esquema em anexo.


Porque se diz que a caravela portuguesa é o animal que apresenta mais polimorfismo?


1.1.4 Observar exemplares fixados de hidromedusas. Localizar manúbrio, tentáculos, canais radiais, véu, estruturas sensitivas. Esquematizar



1.2 CLASSE SCYPHOZOA

1.2.1 Observar em um exemplar fixado de Chrysaora lactea Eschscholtz, 1829 a forma geral, especialmente da umbrela e dos braços orais. Visualizar a margem umbrelar lobulada. No estereomicroscópio identificar os ropálios. Observar as quatro bolsas gástricas na região aboral. Esquematize.


1.3 CLASSE CUBOZOA

1.3.1 Observar em um exemplar fixado da cubomedusa Chiropsalmus quadrumanus (Muller, 1859) a forma cuboidal da umbrela e o velário na parte interna da margem umbrelar. Visualizar os quatro pedálios com seus tentáculos. Com uso do estereomicroscópio tentar identificar os quatro ropálios. Completar o esquema em anexo.



1.3.2 Complete o quadro comparativo das medusas






Hidromedusas

Cifomedusas

Cubomedusas

Presença de manúbrio










Presença de braços orais










Forma da margem umbrelar










Divisão da cavidade gástrica










Localização dos tentáculos










Localização das gônadas










Estruturas sensoriais










1.4 CLASSE ANTHOZOA

1.4.1 Sub-classe Hexacorallia
1.4.1.1 Ordem Scleractinia

  1. Distinguir nos esqueletos de corais as formas de crescimento dos mesmos (esquematizar alguns exemplos) e a disposição dos pólipos. Fazer um desenho esquemático de um coralito indicando septos e columela.

b) Indicar as diferenças que existem entre os corais escleractinios e os hidrocorais.

1.4.1.2 Ordem Actiniaria


  1. E
    m exemplares fixados de Bunodosoma cangicum observar a estrutura da coluna, a distribuição das vesículas, e a forma da base. No setor superior o disco oral, boca e o ciclo de tentáculos. Completar o esquema.



  1. Em um corte transversal de Bunodosoma cangicum observar ciclos de tentáculos e a boca com dois sifonoglifes. Esquematizar


1.4.2 Sub-Classe Octocorallia

1.4.2.1 Observe em uma colônia fixada de Carijoa riisei estolões e pólipos primários e secundários. No estereomicroscópio localizar antostele com antocodios retraídos.



1.4.2.2

  1. Ver diversidade estrutural das colônias e observar diferentes tipos de cálices.

  2. Observar um corte longitudinal de uma colônia de Lignospsis spongiosa e localizar os pólipos, córtex e medula.





©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal