Bimestre 3º conteúdo de estudo



Baixar 0.98 Mb.
Página1/2
Encontro18.09.2019
Tamanho0.98 Mb.
  1   2



2014

BIMESTRE



CONTEÚDO DE ESTUDO

MÚSICA

__º ANO __– ENSINO FUNDAMENTAL II

VALOR

NOTA

PROFESSOR: Filipe Tomairis Garcia

NOME:







Nº: DATA: ____ / ____ / 2014


Os sons e o silêncio

Som é uma onda (frequência sonora) que ocorre a partir de algum tipo de movimento. Se você balançar uma folha de papel no ar, por exemplo, vai ouvir um som particular de uma folha que realiza um movimento e, como consequência, gera um som.

Você é capaz de ouvir um carro passando na rua e até mesmo um pernilongo que o rodeia. Os sons podem surgir de várias maneiras: de instrumentos musicais ou mesmo ser produzidos pelo corpo, como já vimos no grupo Barbatuques e Stomp.



O som também pode ser produzido a partir de materiais alternativos como caixinhas de fósforo, latas e tubos de PVC, a exemplo dos utilizados pelo Blue Man Group, famosos por seus concertos e espetáculos teatrais que combinam música, comédia e elementos multimídia.

O silêncio por sua vez é a ausência de som. Como falamos, não existe um lugar possível no mundo onde alguém não escutaria som algum. Um compositor muito conhecido, John Cage, fez um experiência muito interessante. Entrou em uma câmara anecoica, uma sala à prova de som para “ouvir o silêncio”. Mesmo nessa câmara anecoica, John Cage ouvia dois tipos de som. Para sua surpresa, descobriu que o som agudo era o som do seu sistema nervoso e o grave era o som das batidas do seu coração e do sangue correndo em suas veias.Com isso, descobrimos que não há como experimentar o silêncio total!

Quando você muda para uma rua muito tranquila, pode dizer que a rua é bastante silenciosa, ainda que possa ouvir os passarinhos, o barulho das árvores se mexendo com o vento ou os vizinhos passando. Mesmo assim, a rua continua sendo silenciosa, pois está livre dos grandes ruídos. É, portanto, um silêncio parcial.






  1   2


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal