Aula Escola Bíblica Dominical



Baixar 10.09 Kb.
Encontro15.09.2019
Tamanho10.09 Kb.

Aula Escola Bíblica Dominical

Santificação
ANTIGO TESTAMENTO

2. Santificação

Conceito de expiação de pecado, quantas vezes forem necessárias para quantos pecados forem necessários (conceito restrito, dependente de legislação específica).

Separação.
Código de Santidade no Levítico.

Levítico 11:44 “EU SOU O SENHOR, VOSSO DEUS; PORTANTO, VÓS VOS CONSAGRAREIS E SEREIS SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO...”


Santidade é Separação, mas o que é separação?

Separar no Antigo Testamento é estar distante daquilo que é proibido. Distante do que Deus não permite ou orienta.


Levitico 14:13 “Então, imolará o cordeiro no lugar em que se imola a oferta pelo pecado e o holocausto, no lugar santo; porque quer a oferta pela culpa como a oferta pelo pecado são para o sacerdote; são coisas santíssimas.”
Pecado da Assimilação aos outros deuses:
Oseias 9:10 “Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como as primícias da figueira nova; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram à vergonhosa idolatria, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.”
Jeremias 5:19 “Quando disserem: Por que nos fez o SENHOR, nosso Deus, todas estas coisas? Então, lhes responderás: Como vós me deixastes e servistes a deuses estranhos na vossa terra, assim servireis a estrangeiros, em terra que não é vossa.”
NOVO TESTAMENTO

2. Santificação

A identificação com o sacrifício no NT ganha relevância quando lembramos do Sacrifício de Jesus Cristo. A santificação no NT ganha conceito abrangente, para todo o pecado, em todo lugar, a todo tempo.


O livro aos Hebreus traz uma nova dimensão da ideia de sacrifício. Sua marcante alteração tem a ver com a unicidade do rito de expiação, sendo esse novo rito suficiente para toda má ação de todos os homens em todos os lugares.
Hebreus 9:11-16 11 “Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, 12 não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. 13 Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, 14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! 15 Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.”

CONFISSÃO DE PECADOS
Ora se o pecado alcança o mais profundo do coração humano chegando a confundir o homem e seu próprio desejo, vontade, então era necessário que a expiação desse pecado fosse mais eficiente. Como se lê em Hebreus:
O JUDEU E O FIEL

Romanos traz uma outra dimensão quando o assunto é purificação, santificação. Pois em Romanos o sacrifício de Jesus é espiritual, ali todas as coisas passam a ser tratadas como espirituais: “Se Cristo morreu, então com ele morremos, se ele ressuscitou, com ele ressuscitamos – pela fé.”


Romanos 3:9-10 “QUE SE CONCLUI? TEMOS NÓS QUALQUER VANTAGEM? NÃO, DE FORMA NENHUMA; POIS JÁ TEMOS DEMONSTRADO QUE TODOS, TANTO JUDEUS COMO GREGOS, ESTÃO DEBAIXO DO PECADO; 10 COMO ESTÁ ESCRITO: NÃO HÁ JUSTO, NEM UM SEQUER,”
Romanos 5:1-2 “JUSTIFICADOS, POIS, MEDIANTE A FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS POR MEIO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; 2 POR INTERMÉDIO DE QUEM OBTIVEMOS IGUALMENTE ACESSO, PELA FÉ, A ESTA GRAÇA NA QUAL ESTAMOS FIRMES; E GLORIAMO-NOS NA ESPERANÇA DA GLÓRIA DE DEUS.”
Romans 8:1 “AGORA, POIS, JÁ NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS.”
A santificação passa pela fé, que passa pela graça, que passa pelo amor, que é encontrado em Jesus Cristo. Quem está em Cristo está santificado, quem está fora de Cristo está contaminado.




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal