As questões devem ser respondidas apenas na página 04 desta prova



Baixar 19.12 Kb.
Encontro22.02.2018
Tamanho19.12 Kb.


PROVA






Conjunto




Professor




Série




Período




Turma




Data

2




P23VL




2




M




A




01

06

07



As questões devem ser respondidas apenas na página 04 desta prova.


  1. Explique como Machado de Assis resolve o problema da onisciência do narrador em Memórias póstumas de Brás Cubas. (1,0)




  1. Dê o nome das personagens descritas a seguir:

  1. primeiro amor de Brás Cubas, aceita presentes caros em vez de dinheiro para que os homens possam desfrutar de sua companhia. (0,5)

  2. sobrinha de Cotrim e filha de Damasceno, moça de origem simples que fora noiva de Brás Cubas.(0,5)




  1. (Fuvest)

O ESTRUME


Súbito deu-me a consciência um repelão, acusou-me de ter feito capitular a probidade de D. Plácida, obrigando-a a um papel torpe, depois de uma longa vida de trabalho e privações. Medianeira não era melhor que concubina, e eu tinha-a baixado a esse ofício, à custa de obséquios e dinheiros. Foi o que me disse a consciência; fiquei uns dez minutos sem saber que lhe replicasse. Ela acrescentou que eu me aproveitara da fascinação exercida por Virgília sobre a ex-costureira, da gratidão desta, enfim da necessidade. Notou a resistência de D. Plácida, as lágrimas dos primeiros dias, as caras feias, os silêncios, os olhos baixos, e a minha arte em suportar tudo isso, até vencê-la. E repuxou-me outra vez de um modo irritado e nervoso.

Concordei que assim era, mas aleguei que a velhice de D. Plácida estava agora ao abrigo da mendicidade: era uma compensação. Se não fossem os meus amores, provavelmente D. Plácida acabaria como tantas outras criaturas humanas; donde se poderia deduzir que o vício é muitas vezes o estrume da virtude. O que não impede que a virtude seja uma flor cheirosa e sã. A consciência concordou, e eu fui abrir a porta à Virgília.


"Medianeira não era melhor que concubina, e eu tinha-a rebaixado a esse ofício..."
a) Afinal qual o ofício de D. Plácida?(1,0)

b) Que diferença existe entre um e outro? (1,0)




  1. (Fuvest)

Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto.

(Machado de Assis,Memórias póstumas de Brás Cubas )


Explique resumidamente o que era o "emplasto" e por que deveria ter trazido celebridade a Brás Cubas. (2,0)


  1. (Unicamp)

Leia a seguir o capítulo CX, de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e que significativamente tem o título de "31".
Uma semana depois, Lobo Neves foi nomeado presidente de província. Agarrei-me à esperança da recusa, se o decreto viesse outra vez datado de 13; trouxe, porém, a data de 31, e esta simples transposição de algarismos eliminou deles a substância diabólica. Que profundas que são as molas da vida!

Que episódio anterior deve ser levado em conta para se entender o trecho "Agarrei-me à esperança da recusa, se o decreto viesse outra vez datado de 13"?(2,0)




  1. (UFSCAR)

A questão baseia-se no texto a seguir, de Machado de Assis.
Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...
O trecho apresentado faz parte de Memórias póstumas de Brás Cubas, obra que tem como narrador o falecido Brás Cubas. Daí poder-se entender que escrever distrai um pouco da eternidade.
O narrador tem toda a eternidade para escrever. O leitor, porém, tem um tempo diferente. Essa oposição estabelece que tipo de relação entre a obra e o leitor, segundo o narrador?(2,0)




Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande