Anexo 28: Carta Amostra a Enfermeiras Chefes/Equipe Médica



Baixar 15.39 Kb.
Encontro04.06.2018
Tamanho15.39 Kb.

Anexo 28: Carta Modelo para a Equipe Médica e de Enfermagem
Modelo de Carta Padrão para auxiliar a comunicação com os chefes
Durante o passo 1 recomenda-se que os chefes sejam informados sobre o programa de aperfeiçoamento. É extremamente importante que mensagens claras sobre o programa sejam divulgadas, e que, quando forem esperadas ações da equipe médica, isso seja explicitado.
Dentro de cada Serviço de Saúde, os cargos de chefia podem ter títulos diferentes, mas provavelmente incluirão:


  1. Diretoria médica sênior

  2. Equipe médica sênior

  3. Equipe sênior de enfermagem/inspetores/enfermeiros chefe

Esta carta modelo é para uso da pessoa responsável pela Unidade de Saúde, na comunicação com a equipe médica e de enfermagem, durante o passo 1. Caberá à Unidade determinar se a comunicação será feita por carta, e-mail ou pessoalmente.


Quando apropriado, podem ser inseridas informações, ou podem ser feitas modificações no texto, em função do estilo local.

..............................................................................................................


Prezado ,
Esta Instituição está envolvida, atualmente, no estágio preparatório de um grande esforço para aperfeiçoar a higienização das mãos e reduzir as infecções. Estamos nos preparando para testar a implantação das Diretrizes da OMS sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde (Versão Avançada).
A já está tentando/já tentou (alterar conforme apropriado) garantir a segurança/controle de infecções por meio de e o procedimento atual contribuirá com este objetivo. O foco atual da higienização das mãos inclui colocar em ação uma estratégia multimodal de higienização das mãos baseada em evidências. Isso representa o reconhecimento da evidência mundial de que a falta de adesão dos profissionais de saúde à higienização das mãos está intimamente ligada à transmissão de infecções, sendo considerada baixa em todo o mundo, com taxa em torno de 50%.

Em resumo, a estratégia abrange:



  1. Aumentar a adesão dos profissionais de saúde à higienização das mãos de modo que mais membros das equipes médica e de enfermagem higienizem suas mãos um maior número de vezes.

  2. Adaptar o sistema, para que seja possível higienizar as mãos no local de assistência¹/tratamento ao paciente, usando as preparações alcoólicas.

  3. Disponibilizar o fornecimento de água segura e acessível, sabonetes e papel toalha ao alcance dos membros das equipes.

  4. Uma combinação de outras medidas projetadas para influenciar o comportamento das equipes, incluindo o apoio dos membros mais experientes à higienização das mãos e ao controle de infecções.

São 5 os momentos para a higienização das mãos nos Serviços de Saúde. Uma planilha visual desses momentos segue anexa a esta carta (anexo 4). Toda a equipe, incluindo os chefes, deve conhecer estes momentos.


Melhorar a higienização das mãos poupará sofrimento desnecessário, vidas e recursos financeiros.
Sem o apoio dos chefes mais influentes, e também de seu próprio comprometimento, esta intervenção para a melhoria da higienização das mãos corre o risco de fracassar. O seu apoio na promoção desta intervenção de melhoria em todas as unidades da instituição ou nas unidades selecionadas e também nas equipes com as quais trabalha é essencial para o sucesso do programa.
Em especial, gostaria de solicitar apoio no que se segue:


  1. Discuta o procedimento de melhoria no nível organizacional mais alto, nas equipes e nas reuniões de departamentos/unidades.

  2. Promova a importância da higienização das mãos em reuniões pessoais com a sua equipe.

  3. Aja como um bom exemplo a ser seguido. A conduta quanto à higienização das mãos nas equipes de assistência é fortemente influenciada pelos chefes da equipe.

  4. No seu papel de exemplo de conduta, mantenha-se atento e demonstre os cinco momentos para a higienização das mãos.

Obrigado(a) pelo seu apoio,


Atenciosamente,
Nome

Cargo


............................................................................................................

¹Definição: Do original: point of care – Ponto de assistência/tratamento (Local de higienização) – refere-se às preparações alcoólicas para a higienização das mãos (p.ex., preparação alcoólica para higienização das mãos sob as formas gel ou solução) facilmente acessível para a equipe médica e de enfermagem, devendo estar o mais perto possível do local onde ocorre o contato com o paciente.

Os locais de higienização devem ser de fácil acesso durante a assistência/tratamento. Isso possibilita à equipe cumprir com facilidade e rapidez os cinco momentos para a higienização das mãos.

A preparação alcoólica para as mãos deve estar disponível para ser usado no momento necessário, sem que seja preciso abandonar a área de trabalho.

Normalmente, o ponto de assistência compõe-se de preparações alcoólicas para a higienização das mãos portadas pela equipe (frascos de bolso) ou preparações alcoólicas afixados ao leito do paciente ou à cabeceira do paciente (ou perto da área). As preparações alcoólicas afixadas a carrinhos ou colocadas em uma bandeja de curativo ou medicamentos que é levada para o local da assistência/tratamento também preenchem os requisitos.


Primeiro Desafio Global de Segurança do Paciente: Uma assistência Limpa é uma Assistência mais Segura

Diretrizes para implantação 2006/2007



Anexo 28




Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
união acórdãos
Universidade estadual
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande