Anexo 28: Carta Amostra a Enfermeiras Chefes/Equipe Médica



Baixar 15.39 Kb.
Encontro04.06.2018
Tamanho15.39 Kb.

Anexo 28: Carta Modelo para a Equipe Médica e de Enfermagem
Modelo de Carta Padrão para auxiliar a comunicação com os chefes
Durante o passo 1 recomenda-se que os chefes sejam informados sobre o programa de aperfeiçoamento. É extremamente importante que mensagens claras sobre o programa sejam divulgadas, e que, quando forem esperadas ações da equipe médica, isso seja explicitado.
Dentro de cada Serviço de Saúde, os cargos de chefia podem ter títulos diferentes, mas provavelmente incluirão:


  1. Diretoria médica sênior

  2. Equipe médica sênior

  3. Equipe sênior de enfermagem/inspetores/enfermeiros chefe

Esta carta modelo é para uso da pessoa responsável pela Unidade de Saúde, na comunicação com a equipe médica e de enfermagem, durante o passo 1. Caberá à Unidade determinar se a comunicação será feita por carta, e-mail ou pessoalmente.


Quando apropriado, podem ser inseridas informações, ou podem ser feitas modificações no texto, em função do estilo local.

..............................................................................................................


Prezado ,
Esta Instituição está envolvida, atualmente, no estágio preparatório de um grande esforço para aperfeiçoar a higienização das mãos e reduzir as infecções. Estamos nos preparando para testar a implantação das Diretrizes da OMS sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde (Versão Avançada).
A já está tentando/já tentou (alterar conforme apropriado) garantir a segurança/controle de infecções por meio de e o procedimento atual contribuirá com este objetivo. O foco atual da higienização das mãos inclui colocar em ação uma estratégia multimodal de higienização das mãos baseada em evidências. Isso representa o reconhecimento da evidência mundial de que a falta de adesão dos profissionais de saúde à higienização das mãos está intimamente ligada à transmissão de infecções, sendo considerada baixa em todo o mundo, com taxa em torno de 50%.

Em resumo, a estratégia abrange:



  1. Aumentar a adesão dos profissionais de saúde à higienização das mãos de modo que mais membros das equipes médica e de enfermagem higienizem suas mãos um maior número de vezes.

  2. Adaptar o sistema, para que seja possível higienizar as mãos no local de assistência¹/tratamento ao paciente, usando as preparações alcoólicas.

  3. Disponibilizar o fornecimento de água segura e acessível, sabonetes e papel toalha ao alcance dos membros das equipes.

  4. Uma combinação de outras medidas projetadas para influenciar o comportamento das equipes, incluindo o apoio dos membros mais experientes à higienização das mãos e ao controle de infecções.

São 5 os momentos para a higienização das mãos nos Serviços de Saúde. Uma planilha visual desses momentos segue anexa a esta carta (anexo 4). Toda a equipe, incluindo os chefes, deve conhecer estes momentos.


Melhorar a higienização das mãos poupará sofrimento desnecessário, vidas e recursos financeiros.
Sem o apoio dos chefes mais influentes, e também de seu próprio comprometimento, esta intervenção para a melhoria da higienização das mãos corre o risco de fracassar. O seu apoio na promoção desta intervenção de melhoria em todas as unidades da instituição ou nas unidades selecionadas e também nas equipes com as quais trabalha é essencial para o sucesso do programa.
Em especial, gostaria de solicitar apoio no que se segue:


  1. Discuta o procedimento de melhoria no nível organizacional mais alto, nas equipes e nas reuniões de departamentos/unidades.

  2. Promova a importância da higienização das mãos em reuniões pessoais com a sua equipe.

  3. Aja como um bom exemplo a ser seguido. A conduta quanto à higienização das mãos nas equipes de assistência é fortemente influenciada pelos chefes da equipe.

  4. No seu papel de exemplo de conduta, mantenha-se atento e demonstre os cinco momentos para a higienização das mãos.

Obrigado(a) pelo seu apoio,


Atenciosamente,
Nome

Cargo


............................................................................................................

¹Definição: Do original: point of care – Ponto de assistência/tratamento (Local de higienização) – refere-se às preparações alcoólicas para a higienização das mãos (p.ex., preparação alcoólica para higienização das mãos sob as formas gel ou solução) facilmente acessível para a equipe médica e de enfermagem, devendo estar o mais perto possível do local onde ocorre o contato com o paciente.

Os locais de higienização devem ser de fácil acesso durante a assistência/tratamento. Isso possibilita à equipe cumprir com facilidade e rapidez os cinco momentos para a higienização das mãos.

A preparação alcoólica para as mãos deve estar disponível para ser usado no momento necessário, sem que seja preciso abandonar a área de trabalho.

Normalmente, o ponto de assistência compõe-se de preparações alcoólicas para a higienização das mãos portadas pela equipe (frascos de bolso) ou preparações alcoólicas afixados ao leito do paciente ou à cabeceira do paciente (ou perto da área). As preparações alcoólicas afixadas a carrinhos ou colocadas em uma bandeja de curativo ou medicamentos que é levada para o local da assistência/tratamento também preenchem os requisitos.


Primeiro Desafio Global de Segurança do Paciente: Uma assistência Limpa é uma Assistência mais Segura

Diretrizes para implantação 2006/2007



Anexo 28






©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal