Aluno regular



Baixar 24.11 Kb.
Encontro04.06.2018
Tamanho24.11 Kb.



Universidade Federal de Pelotas

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Centro de Engenharias

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS À DISTÂNCIA


EDITAL PARA EXAME DE SELEÇÃO – (2015)

ALUNO REGULAR
A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Curso de Especialização em Engenharia de Biossistemas à Distância tornam público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos ao referido Curso, nos termos estabelecidos neste Edital.
I - DA INSCRIÇÃO
As inscrições ao Exame de Seleção para o Curso de Especialização em Engenharia de Biossistemas à Distância da UFPel estarão abertas no período de 16 de fevereiro de 2015 a 30 de março de 2015 na Secretaria do Curso, no Centro de Engenharias, sala 303, na Rua Benjamin Constant, 989, Pelotas, Bairro Porto, das 14h às 18h.
1- Poderão inscrever-se como candidatos os Graduados em Engenharia Agrícola, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química ou outros cursos superiores com áreas afins à Engenharia de Pós-colheita de grãos e sementes, reconhecidos pelo MEC.

2- É obrigatório o preenchimento do Requerimento de Inscrição obtido na página do Curso (wp.ufpel.edu.br/biossistemas). O requerimento de Inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

a) Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso) ou atestado de conclusão de Curso.

b) Curriculum Vitae (CV Lattes) documentado.

c) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação com média final do rendimento.

d) Fotocópias da Carteira de Identidade, CPF, do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista e da Certidão de Casamento, em caso de mudança do nome.

e) Proposta de tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (anteprojeto), justificando a escolha do Curso e indicando os interesses teóricos e temáticos que nortearam a escolha do tema do TCC (até três páginas digitadas em espaço dois, fonte Times New Roman, corpo 12, em papel A4, margens 2,5 cm).

f) Comprovante de pagamento de uma taxa de inscrição do processo seletivo, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) depositada na conta do Projeto Biossistemas-FAU, abaixo-indicada:



Banco do Brasil (001)

Agência 3124-0

Conta 19098-5

3- Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Curso poderão se inscrever enviando toda a documentação e o requerimento de inscrição via Correio (Sedex), desde que seja respeitada a data limite de postagem de 30 de março de 2015. Não serão aceitas as inscrições enviadas após essa data. Os documentos deverão ser enviados para: Curso de Especialização em Engenharia de Biossistemas à Distância, Rua Benjamin Constant, 989, Bairro Porto, Pelotas-RS, CEP: 96.010-020. Informações adicionais pelo fone: 3921-1435 das 14 h às 18h.

4- Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição.

5- Informações podem ser obtidas na secretaria do Curso (3921-1435, Rua Benjamin Constant, 989, ccea.ufpel.@gmail.com, das 14h às 18h).


II - DA SELEÇÃO
A seleção dos candidatos inscritos constará da análise do Curriculum Vitae, histórico escolar e anteprojeto de TCC. Esta avaliação será realizada por uma Comissão designada pela Comissão Coordenadora do Curso.
III-DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A Comissão de Avaliação levará em consideração:
1) NA PONTUAÇÃO:

A Comissão de Avaliação levará em consideração:


a) NA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS: os critérios descritos no formulário de avaliação disponível na página do curso (wp.ufpel.edu.br/biossistemas).
2) NA CLASSIFICAÇÃO:
a)Análise de currículo – Peso 4,0

b)Análise do histórico – Peso 3,0

c)Análise do anteprojeto – Peso 3,0

Os candidatos que obtiverem nota > 5,0 serão considerados aprovados e classificados até o limite de vagas.


IV-DAS VAGAS

Total - 15 vagas.




V – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
a) A lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada em ordem alfabética dos nomes. A divulgação será feita na página do Curso (wp.ufpel.edu.br/biossistemas) e no portal da UFPel (http://www.ufpel.edu.br) a partir do dia 06 de abril de 2015.

b) A lista final dos candidatos selecionados será divulgada no dia 13 de abril de 2015.

c) A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos dias 17 e 18 de abril de 2015, através do preenchimento e envio do formulário de matrícula disponível na página do curso (wp.ufpel.edu.br/biossistemas). O curso iniciará no dia 28 de abril de 2015.

d) Os candidatos poderão ter individualmente acesso à nota obtida na secretaria do Curso.


VI – DOS RECURSOS
a) Recurso ao resultado da homologação das candidaturas e de qualquer uma das fases da avaliação deve ser encaminhado por escrito para a Comissão de Avaliação no prazo de até 72 horas contadas a partir da divulgação dos resultados.

b) A análise dos recursos será feita pela Coordenação do Curso levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste edital.


VII- DISPOSIÇÕES FINAIS
- As provas serão obrigatórias, eliminatórias e classificatórias.

- Em caso de empate terá prioridade o candidato que tiver obtido o conceito mais alto na avaliação do Curriculum vitae. Se persistir o empate, os candidatos serão convocados a participarem de um sorteio que definirá o preenchimento da vaga.

- Terão direito à matrícula os candidatos classificados até o limite máximo de vagas.

- Não é obrigatório o preenchimento do número de vagas oferecidas pelo Programa, no entanto, para viabilizar o Curso, serão necessários, no mínimo, dez (10) candidatos selecionados.

- O candidato selecionado que estiver com pendência na documentação requerida para a inscrição, não poderá efetuar sua matrícula.

- O curso será desenvolvido em ambiente de rede (internet) e o material didático relativo às disciplinas, sob forma de livros elaborados pelos professores do Curso, serão disponibilizados para aquisição facultativa, ao custo de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) cada, num total de 9 (nove) livros.

- O curso prevê a realização de um encontro presencial, conforme descrito em seu regimento (wp.ufpel.edu.br/biossistemas), com duração de 5 (cinco) dias (de segunda à sexta-feira). As despesas decorrentes com deslocamento, estadia e alimentação durante o encontro serão de responsabilidade dos alunos.

- A inscrição no processo implica na aceitação plena de todos os termos emitidos nesse Edital.

- O que não estiver previsto neste Edital segue o Regimento dos Cursos Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.

Pelotas, 18 de setembro de 2014.

___________________________________

Profa. Dra. Maria Laura Gomes Silva da Luz

COORDENADORA DO CURSO

De acordo:

___________________________________

Prof. Dr. Luciano Volcan Agostini

PRÓ-REITOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPEL

___________________________________



Prof. Dr. Mauro Augusto Burkert Del Pino

REITOR DA UFPEL




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal