A sabedoria de deus



Baixar 13.59 Kb.
Encontro12.10.2018
Tamanho13.59 Kb.

A SABEDORIA DE DEUS

Pr Neumoel Stina


O que é a sabedoria de Deus? Será que somos dignos de recebe-la? Como podemos ser beneficiados por ela?

 

O título da palestra de hoje é: A SABEDORIA DE DEUS.



 

Salomão foi um rei muito sábio, riquíssimo em conhecimento e com um coração muito bom. Desde o início de seu reinado, Salomão mostrou o seu objetivo de declarar honras e glórias ao Senhor Deus.

Apesar de ter errado e pecado grandemente perante o Senhor, ele teve seus momentos de bondade e engrandecimento.

A história de Salomão está relatada em I Reis do capítulo 1 ao capítulo 11.

No reinado de Davi, seu pai, e em seu reinado, o reino cresceu e se tornou motivo de notícias por todo o mundo. De todas as partes vinham pessoas a fim de conhecer seu reino que refletia grande esplendor.

Ele amava mostrar que Deus havia lhe dado tudo, e somente Deus deveria ser louvado e mostrado a todas as outras nações que apenas Ele, Deus, é o Senhor. Muitos se converteram ao verem as obras de Deus através do reinado de seu servo Salomão.

Mas como Salomão alcançou tal sabedoria? Como ele chegou a ser tão sábio, ter um conhecimento e largueza de coração como nenhum outro?

Quando era jovem, Salomão ouviu atentamente os conselhos de seu pai, Davi, quando no leito de morte.

“Com terno fervor Davi exortou Salomão a ser varonil e nobre, a mostrar misericórdia e magnanimidade a seus súditos, e em todo o seu trato com as nações da Terra honrar e glorificar o nome de Deus e tornar manifesta sua beleza, bem como Sua santidade”. Profetas e Reis pág. 26.

Salomão almejava ser um bom rei para o seu povo. Ele desejava ter Israel como um povo forte, dirigido por Deus.

Então, ainda jovem, tendo o Senhor aparecido a ele em sonho, propôs dar o que Salomão o pedisse. Este jovem desejou a sabedoria acima de todas as coisas. Desejou sabedoria acima das riquezas da terra e da vitória sobre seus inimigos.

“E deu Deus a Salomão sabedoria e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. E era a sabedoria de Salomão maior do que todos os do Oriente, e do que toda a sabedoria dos egípcios, e Era ele ainda mais sábio do que todos os homens”, I Reis 4: 29-31.

Deus havia dado a Salomão o que ele pedira e mais, concedeu a sabedoria em dose muito maior do que pedira.

Salomão era íntegro e puro quando iniciou seu reinado, e aprendeu que Deus é o doador e mantenedor de tudo. Em seus estudos sobre a natureza, aprendeu a conhecer a Deus como Criador.

Estudava todos os ramos do saber. Estudava cada detalhe das coisas criadas, animal, vegetal e mineral, em todas as coisas animadas e inanimadas.

Assim, adquiriu clara concepção do Criador e ao procurar mais conhecer sobre as obras de Deus, percebia a mão do Criador usada sabiamente.

Salomão era um exemplo para seu povo. “Todo Israel... temeu o rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça”.I Reis 3:28.

Todas as pessoas públicas e vistas e como líderes são vistas com outros olhos. Salomão era visto com outros olhos pelo povo. Ele era visto como era, um rei. Os líderes são vistos como são.

Mas não é por que uns são superiores em hierarquia a outros que devem se esquecer de Deus, o doador de toda a sabedoria. Não devemos esquecer que Deus está disposto e quer nos ajudar e nos dar conhecimento e sabedoria.

Para os líderes a vida é tão difícil quanto para os liderados. Há responsabilidades tão grandes para os que governam como para os que trabalham em um simples estabelecimento.

Assim Salomão buscava cada dia a ajuda de Deus e Sua sabedoria para efetuar sua tarefa que era de governar um reino inteiro para a glória de Deus.

Quanto mais alta a posição que um homem ocupa, maior é sua responsabilidade e maior é a sua influência exercida sobre as outras pessoas. Sendo assim, maior a sua necessidade de Deus para o desenvolvimento e prosperidade de sua obra.

“A vereda dos homens que são colocados como líderes não é fácil. Mas eles devem ver em cada dificuldade um chamado a oração. Jamais devem deixar de consultar a maior fonte de sabedoria. Fortalecidos e iluminados pelo Obreiro Mestre, serão capacitados a manter-se firmes contra pecaminosas influências, e a discernir entre o certo e o errado, o bem e o mal.” Profetas e Reis pág. 31.

Se todos os que nos lideram fossem inspirados e tivessem comunhão com o Pai, a nossa vida seria iluminada com as graças maravilhosas de Deus.

Apesar de ter sido o homem mais sábio quando rei, Salomão quando jovem orou a Deus ante a sua enorme tarefa de reinar: “Sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem com entrar”.I Reis 3:7

Ele reconhecia a carência e a necessidade da mão de Deus no auxílio para exercer tão grandiosa tarefa.

A sabedoria está hoje ao alcance de todos os que a buscarem. Mas onde encontrar essa sabedoria? Onde conseguir tal conhecimento e largueza de coração? Como posso eu alcançar tais objetivos?

A Bíblia afirma: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Salmo 111:10. Deus é o mantenedor da vida e pode nos ajudar se O pedirmos e O amarmos. Ele não desviará o Seu rosto de Seu povo quando este clamar.

Se Deus deu sabedoria a Salomão quando este a pediu, pode dar-nos hoje se a pedirmos também. Mas “Se algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá Liberalmente, e não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”. Tiago 1:5

Peça agora ao Pai e Ele dará o que você necessita. Entregue sua vida ao Senhor. Peça a Ele que Lhe dê forças para que Sua obra seja efetivada e que todos O conheçam, e Ele lhe dará.



Que Deus lhe dê Sua sabedoria hoje, segundo a Sua vontade.




www.4tons.com

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal