A influência da alimentaçÃo na fertilidade



Baixar 7.58 Kb.
Encontro15.12.2018
Tamanho7.58 Kb.



Gravidez psicológica traz sintomas

de uma gestação real


Algumas mulheres desejam tanto o benefício da maternidade que, quando o organismo não consegue conceber, a mente prepara todo o corpo para uma gravidez imaginária. Esta síndrome também é conhecida como Pseudogestação ou Pseudociese e acontece com freqüência nos animais de estimação. Querer ser mãe ou o medo inconsciente desta responsabilidade pode acarretar este quadro clínico no ser humano.
A barriga cresce, aparecem os enjôos, vômitos, seios inchados e até leite. Às vezes a mulher chega a sentir o "bebê" se mexer. Estas transformações corporais a induzem a acreditar nesta inverdade. Para o especialista em infertilidade, Arnaldo Cambiaghi, este diagnóstico é muito comum em mulheres com menor grau de instrução. ”Atualmente os exames precoces detectam com facilidade uma possível gestação. Antigamente quando não existia o ultra-som, a gravidez irreal só era confirmada depois de meses”, explica o médico.
“Este é um assunto muito complexo, apesar do problema ser simples e, na maioria das vezes, desaparecer apenas com ajuda psicológica. A presença de pseudociese pode apontar para outras patologias mais graves, como o ovário policístico, neoplasias uterinas ou distúrbios ovarianos e hormonais como a prolactina. Alguns calmantes têm como efeito colateral a alteração deste hormônio que produz leite na amamentação e impede a menstruação simulando uma gravidez”, complementa Cambiaghi.
Pela primeira vez o tema será tratado em uma novela. A personagem Simone, de América, apresentada pela Rede Globo, está tendo uma gravidez psicológica e mesmo passando por diversos médicos não acredita no que os especialistas dizem. Este pode ser o começo de uma longa discussão sobre o assunto.

Informações à imprensa: LaVida Press

Assessoria de Comunicação e Editora Especializada em Medicina e Saúde


Patrícia Prado - Cel: (11) 9973-4261

Tel: (11) 3057-1796 / Fax: 3887-7764

e-mail: jornalismo@lavidapress.com.br
Sobre o autor

 

Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi é especialista em infertilidade do Centro de Reprodução Humana do IPGO - Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia e membro da European Society of Human Reproduction and Embriology e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Autor dos livros Ser ou não ser fértil – eis as questões e respostas, Grávida Feliz, Obstetra Feliz e Fertilidade Natural pela Ed. LaVida Press.



Praça Oswaldo Cruz, 47 conj.81 – Paraíso – São Paulo – SP – Cep: 04004-070

Tel: 11 3057-1796 – Fax: 11 3887-7764







©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal