a figura representa dois pulsos de onda, inicialmente separados por cm, propagando-se em um meio com velocidades iguais a cm/s, em sentidos opostos. Considerando a situação descrita, assinale as proposições corretas: (01)



Baixar 17.6 Kb.
Encontro02.07.2019
Tamanho17.6 Kb.

Fundamentos da física

- Ramalho, Nicolau e Toledo


Testes propostos

4º bimestre




1. (UFSC) A figura representa dois pulsos de onda, inicialmente separados por 6 cm, propagando-se em um meio com velocidades iguais a 2 cm/s, em sentidos opostos.

Considerando a situação descrita, assinale as proposições corretas:



(01) quando os pulsos se encontrarem, haverá interferência de um sobre o outro e não mais haverá propagação deles.
(02) decorridos 2 segundos, haverá sobreposição dos pulsos e a amplitude será máxima nesse instante e igual a 2 cm.
(04) decorridos 2 segundos, haverá sobreposição dos pulsos e a amplitude será nula nesse instante.
(08) decorridos 8 segundos, os pulsos continuarão com a mesma velocidade e com a mesma forma de onda, independentemente um do outro.
(16) inicialmente as amplitudes dos pulsos são idênticas e iguais a 2 cm.
Dê como resposta a soma dos números que precedem as afirmativas corretas.


2. (UFC-CE) Duas ondas ocupam a mesma região no espaço e têm amplitudes que variam com o tempo, conforme o gráfico. Assinale das alternativas adiante a que contém o gráfico resultante da soma dessas duas ondas.




3. (UFSCar-SP) A figura mostra dois pulsos numa corda tensionada no instante t = 0 s, propagando-se com velocidade de 2 m/s em sentidos opostos.

A configuração da corda no instante t = 20 ms é:






4. (UFLA-MG) Dois pulsos, sendo um quadrado e outro triangular, propagam-se em uma corda em sentidos opostos, com velocidade v = 1 cm/s, como mostra a figura. Considerando o posicionamento dos pulsos em t = 0, pode-se afirmar que no instante t = 2 s, a figura que melhor representa a configuração da corda é:




5. (UFC-CE) A figura I mostra, no instante t = 0, dois pulsos retangulares que se propagam em sentidos contrários, ao longo de uma corda horizontal esticada. A velocidade de cada pulso tem módulo igual a 2,0 cm/s. O pulso da esquerda tem 3,0 cm de largura e o da direita, 1,0 cm. Dentre as opções seguintes indique aquela que mostra o perfil da corda no instante t = 2,0 s.




6. (UEL-PR) Duas fontes pontuais emitem ondas sonoras idênticas, de comprimento de onda , em fase. As fontes são separadas por uma distância igual à metade do comprimento de onda . Nessas condições, considere as afirmativas:

I. Num ponto P, localizado na linha que passa pelas duas fontes, externamente a elas, ocorre interferência destrutiva.


II. Num ponto Q, localizado na mediatriz do segmento entre as fontes, ocorre interferência construtiva.
III. Em outro ponto, R, à meia distância entre as fontes, a interferência é destrutiva.

Dentre elas, somente:



a) I é correta. d) I e II são corretas.
b)
II é correta. e) I e III são corretas.
c) III é correta.


7. (UFC-CE) Duas fontes, S1 e S2, emitem ondas sonoras, em fase, com a mesma amplitude, Y, e o mesmo comprimento de onda, . As fontes estão separadas por uma distância d = 3. Considere que a amplitude Y não varia. A amplitude da onda resultante, no ponto P, é:



a) 4Y.
b) 2Y.
c) zero.
d) Y.
e) Y/2


8.
(UFES) Dois alto-falantes, conectados a um gerador de sinal sonoro, são dispostos como mostra a figura a seguir. Quando o gerador é ligado, um microfone colocado no ponto médio (PM) da reta que une os dois alto-falantes registra um sinal sonoro forte. Porém, enquanto o microfone é movido para a direita, a intensidade do sinal registrado vai diminuindo. A uma distância d = 17 cm do ponto médio, a intensidade registrada é nula. Sabendo-se que a velocidade do som é 340 m/s, a freqüência do som emitida pelos alto-falantes é de:



a) 50Hz.
b) 100Hz.
c) 200Hz.
d) 500Hz.
e) 1000Hz


9. (ITA-SP) Na figura, F1 e F2 são fontes sonoras idênticas que emitem, em fase, ondas de freqüência f e comprimento de onda . A distância d entre as fontes é igual a 3. Pode-se então afirmar que a menor distância não-nula, tomada a partir de F2, ao longo do eixo x, para a qual ocorre interferência construtiva, é igual a:



a) 4/5.
b) 5/4.
c) 3/2.
d) 2.
e) 4.


10.
(Unifesp-SP) Duas fontes, FA e FB, separadas por uma distância de 3,0 m, emitem, continuamente e em fase, ondas sonoras com comprimentos de onda iguais. Um detector de som é colocado em um ponto P, a uma distância de 4,0 m da fonte FA, como ilustrado na figura. Embora o aparelho detector esteja funcionando bem, o sinal sonoro captado por ele em P, é muito mais fraco do que aquele emitido por uma única fonte.

Pode-se dizer que:



a) há interferência construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes é de 5,0 m.
b) há interferência destrutiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes é de 3,0 m.
c) há interferência construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes é de 4,0 m.
d) há interferência construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes é de 2,0 m.
e) há interferência destrutiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes é de 2,0 m.


11. (PUC-PR) Um observador, situado no ponto O, recebe ondas sonoras emitidas por duas fontes situadas nos pontos A e B, idênticas, que emitem em oposição de fase. A velocidade de propagação do som emitido pelas fontes é de 340 m/s e a freqüência é de 170 Hz. No ponto O ocorre interferência:



a) destrutiva e não se ouve o som emitido pelas fontes.
b) construtiva e a freqüência da onda sonora resultante será de 170 Hz.
c) construtiva e a freqüência da onda sonora resultante será de 340 Hz.
d) construtiva e a freqüência da onda sonora resultante será de 510 Hz.
e) destrutiva e a freqüência da onda sonora nesse ponto será de 340 Hz.


12. (UFPR) Na figura, A1 e A2 representam duas fontes sonoras que emitem ondas com mesma freqüência e em fase. No ponto O está localizado um observador. As ondas emitidas têm freqüência de 1700 Hz e velocidade de propagação igual a 340 m/s.

Com base nas informações acima e nas propriedades ondulatórias, é correto afirmar:



01) as ondas emitidas pelas duas fontes são do tipo transversal.
02) o comprimento de onda das ondas emitidas pelas fontes é 0,20 m.
04) a diferença entre as distâncias percorridas pelas ondas de cada fonte até o observador é igual a um número inteiro de comprimentos de onda.
08) a interferência das ondas no ponto O é destrutiva.
16) frentes de onda emitidas por qualquer uma das fontes levarão menos que 0,10 s para atingir o observador.
32) o fenômeno da interferência entre duas ondas é uma conseqüência do princípio da superposição.
Dê como resposta a soma dos números que precedem as afirmações corretas.


13. (UFPI) Na figura a fonte F emite ondas eletromagnéticas planas que se propagam para a direita e são refletidas para a esquerda pela superfície refletora R, sofrendo uma mudança de fase de 180°. P1 e P2 são posições de dois mínimos de intensidade sucessivos. A distância entre P1 e P2 é 3,0 cm. Considere que as ondas se propagam com a velocidade de 3,0·108 m/s. A freqüência das ondas é igual a:



a) 1,0·1010 Hz.
b)
2,0·1010 Hz.
c) 3,0·1010 Hz.
d) 4,0·1010 Hz.
e) 5,0·1010 Hz.


14.
(UFSM-RS) A interferência da luz na experiência de Young mostra que a luz:

a) tem comportamento ondulatório.
b) tem comportamento de partícula.
c) é uma onda longitudinal.
d) tem comportamento eletromagnético.
e) é completa de fótons.


15. (ITA-SP) A figura 1 mostra o experimento típico de Young, de duas fendas, com luz monocromática, em que m indica a posição do máximo central. A seguir, esse experimento é modificado, inserindo uma pequena peça de vidro de faces paralelas em frente à fenda do lado direito, e inserindo um filtro sobre a fenda do lado esquerdo, como mostra a figura 2. Suponha que o único efeito da peça de vidro é alterar a fase da onda emitida pela fenda, e o único efeito do filtro é reduzir a intensidade da luz emitida pela respectiva fenda. Após essas modificações, a nova figura da variação da intensidade luminosa em função da posição das franjas de interferência é melhor representada por:



RESPOSTAS

1. 12 (04+08)
2. c
3. d
4. a
5. a
6. d
7. b
8. d
9. b
10. e
11. b
12. 38 (2+4+32)
13. a
14. a
15. a
: fundamentos -> testes propostos -> 4Bimestre
4Bimestre -> Fundamentos da física
4Bimestre -> 1. (Ufpi) Uma massa, na extremidade de uma mola de peso desprezível, está pendurada no teto, como mostra a figura. Ela é posta a oscilar na vertical, sendoPeQ suas posições extremas e M, sua posição média
4Bimestre -> 1. (Uneb-ba) De acordo com o físico Max Planck, que introduziu o conceito de energia quantizada, a luz, elemento imprescindível para manutenção da vida na Terra, como toda radiação eletromagnética, é constituída por pacotes de energia
4Bimestre -> Fundamentos da física Ramalho, Nicolau e Toledo
4Bimestre -> 1. (Ufal) Uma partícula a está sujeita a três forças colineares representadas na figura a seguir pelos vetores, e. Sendo F1 = 10N e F2 = 7N e estando a partícula em equilíbrio, a intensidade de deve ser, em N, igual a: a)
4Bimestre -> Mackenzie-sp) Um menino na beira de um lago observou uma rolha que flutuava na superfície da água, completando uma oscilação vertical a cada s
4Bimestre -> Fundamentos da física Ramalho, Nicolau e Toledo
4Bimestre -> 1. (Puc–MG) a figura mostra o nascer do Sol. Dos pontos A, B, c e D, qual deles indica o Sul geográfico? a)
4Bimestre -> C luz visível d ondas de rádio e
4Bimestre -> Fundamentos da física Ramalho, Nicolau e Toledo




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal