A construçÃo do arco-íris na obra de cíntia moscovich



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13ª Mostra da Produção Universitária

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Rio Grande/RS, Brasil, 14 a 17 de outubro de 2014.


A CONSTRUÇÃO DO ARCO-ÍRIS NA OBRA DE CÍNTIA MOSCOVICH

MÜLLER FILHO, Marco Antonio

PIVA, Mairim Linck (orientadora)

marcomf_@hotmail.com
Evento: Congresso de Iniciação Científica

Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Palavras-chave: imaginário; arco-íris; Cíntia Moscovich.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho tem como enfoque a análise do conto “O escândalo das estrelas na noite” de Cíntia Moscovich a fim de interpretar e reconhecer a metáfora do arco-íris empregada na narrativa. Ainda, conjugado à teoria do imaginário de Gilbert Durand, busca-se propor o desvelo de imagens que jazem no texto, num contraste de elos simbólicos.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
A análise do conto é embasada nas concepções teóricas de Gilbert Durand, cujo estudo favorece a percepção das ideias nucleares sobre as quais constelam as imagens, permitindo o agrupamento dos diversos símbolos que há no texto em torno de núcleos centrais e, por conseguinte, orientando no caminho de acesso a suas significações.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Este trabalho, vinculado ao projeto “Crítica e imaginário na literatura sul-rio-grandense”, visa analisar o conto “O escândalo das estrelas na noite” a fim de desvendar o significado por trás da imagem do arco-íris empregada pela autora Cíntia Moscovich nesta narrativa que compõe a obra Arquitetura do arco-íris. Logo, utiliza-se como apoio teórico a teoria do Imaginário defendida por Gilbert Durand que fornece vias para elucidar os sentidos que transcendem ao texto e o desvelo das imagens que percorrem o campo imagético construído no enredo. Ainda, coadunado a esse prisma teórico, tenta-se perceber como “a epifania de um mistério”1 é aplicada à narrativa, visto que a prosa apresenta, por intermédio de metáforas, uma série de conjurações simbólicas representadas pela figura do céu, da noite, das estrelas em contraste à luz, ao dia e ao arco-íris.
4 RESULTADOS e DISCUSSÃO
O projeto desenvolve-se a partir da coleta e produção de material de cunho crítico analítico acerca das obras de escritores gaúchos contemporâneos. Outrora, trabalhava-se com as composições de Caio Fernando Abreu e Vítor Ramil, dos quais já se possui um relevante levantamento de dados e produções a respeito de seu patrimônio literário e que futuramente serão disponibilizados via online para melhor acesso por parte dos pesquisadores que venham a ter interesse neste acervo. No momento, o novo objeto de estudo do projeto são as obras de Cíntia Moscovich e Daniel Galera, cujas produções vêm sendo apreciadas a fim de elaborarem-se artigos de teor analítico e sempre conjugados com a teoria do imaginário de Durand, tal qual fora feito com os escritores que desencadearam o projeto.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta produção acadêmica é uma amostra do que se pretende, mais tarde, desenvolver a respeito da obra da autora gaúcha Cíntia Moscovich, uma vez que, seu repertório literário possibilita analisar um campo imagético vasto, onde a figura do arco-íris é por vezes manifestada, em especial na sua obra Arquitetura do arco-íris. Logo, o intento deste trabalho fora introduzir a apreciação das composições da escritora a fim de colaborar para o material que vem sendo coletado e produzido pelo projeto de “Crítica e imaginário na literatura sul-rio-grandense”.
REFERÊNCIAS
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Lisboa: Presença, 1989.
_______. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, 1988.
_______. Mito, símbolo e Mitodologia. Lisboa: Presença, [198-]
MOSCOVICH, Cíntia. Arquitetura do arco-íris. Rio de Janeiro: Record, 2004.


1 Assertiva que o filósofo francês usa para tentar definir o símbolo.




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