21° informativo da liga gaúcha de futebol de mesa



Baixar 63.06 Kb.
Encontro06.06.2018
Tamanho63.06 Kb.







21° INFORMATIVO DA LIGA GAÚCHA DE FUTEBOL DE MESA


XIII CAMPEONATO ESTADUAL INDIVIDUAL DE 2009

No dia 31/10 foi realizado o XIII Campeonato Estadual Individual da Regra Gaúcha nas dependências do Sest/Senat em Porto Alegre/RS.

Os 64 botonistas classificados foram dividos em 8 grupos contendo 8 botonista cada, sendo que os 4 primeiros de cada grupo se classificariam para a fase de mata-mata.

Na primeira fase tivemos a desclassificação de precoce de grandes botonistas, tais como: Sandro Schneider, Ênio Seibert, Romancini, Márcio “Mudo”, Carvalho, Renato Chacón, Rodrigo Guterrez, Diego Gonzalez, Mário Bürgel e Marcos Chagas.

Na 1° fase de mata-mata, a surpresa ficou pelas desclassificações de Vinícius Bueno, Edu Caxias, Cabrito e Thiago Bressani.

Nas oitavas de final, Guilherme Alix, vulgo Ligeirinho, conseguiu mais uma façanha ao desclassificar o promissor botonista Carlos Buda ao vencê-lo nos pênaltis, conseqüentemente ficando entre os 8 melhores do campeonato estadual de 2009.

Nas quartas de final Kaverna, Clóvis, Ligeirinho e Eduardo “Mônica” acabaram sendo desclassificados, após derrotas para Zecão, Julio Costa, Thiago Leão e Rodrigo “Padre”.

Nas semifinais os confrontos ficaram assim definidos: Thiago Leão x Rodrigo “Padre” e Julio Costa x Zecão.

No primeiro jogo Thiago Leão mostrou por que é um dos grandes nomes da regra brasileira, mesmo tendo um período teoricamente curto de adaptação à regra gaúcha, e mesmo assim venceu o grande botonista Rodrigo “Padre” pelo escore mínimo, 1 a 0.

No segundo jogo, Julio Costa e Zecão fizeram um grande jogo, sendo que Julio Costa buscava o bi-campeonato estadual. Ao final do jogo, Julio Costa venceu Zecão por 2 a 1.

Na disputa do 3° e 4° lugares, Zecão mostrou a sua técnica e venceu Rodrigo “Padre” por 2 a 0.

Na grande finalíssima, Julio Costa e Thiago Leão duelaram pelo título estadual individual.

O jogo foi uma grande demonstração de técnica, habilidade e concentração, mesmo que os finalistas estivessem tomando todas as precauções para evitar que não fosse tomado nenhum gol, conseqüentemente o jogo foi decidido nos pênaltis, após um empate em 0 a 0.

Nas cobranças de pênaltis, Thiago Leão mostrou a sua categoria e acabou não errando nenhuma cobrança de pênalti, ao contrário de Julio Costa que acabou errando a 6° cobrança. Com isso Thiago Leão conquistou o seu primeiro título estadual individual na Regra Gaúcha, apesar de ser a sua estréia em campeonatos organizados pela Liga Gaúcha de Futebol de Mesa.

Parabéns ao Thiago Leão pelo título conquistado, e principalmente postura frente aos seus adversários.
Classificação Final:

Campeão: Thiago Leão (AWLFM);

Vice-campeão: Julio Costa (Lefume);

3° lugar: Adalberto “Zecã” (Canoas);

4° lugar: Rodrigo “Padre” (Liga Viamonense);

5° lugar: Clóvis Pavão (AWLFM);

6° lugar: Éverson “Kaverna” (AWLFM);

7° lugar: Guilherme Alix “Ligeirinho” (Afumecharq);

8° lugar: Eduardo “Mônica” (Renner).


Thiago Leão com o troféu de Campeão Estadual Individual 2009.
Foto dos premiados no XIII Campeonato Estadual Individual da Regra Gaúcha 2009.
XII CAMPEONATO ESTADUAL POR EQUIPES DE 2009

Foi disputado no último dia 24/10 mais uma edição do Campeonato Estadual Por Equipes nas dependências do Sest/Senat em Porto Alegre/RS.

Estavam presentes na disputa 13 equipes, sendo que cada equipe poderia inscrever 9 botonistas. Ao todo mais de 100 botonistas estiveram na disputa, além de inúmeras pessoas prestigiando o evento organizado pela Liga Gaúcha de Futebol de Mesa.

Este ano teve o ingresso da equipe representante do Ypiranga Futebol Clube de Porto Alegre.

A fórmula de disputa foi todos contra todos, num total de 72 partidas e 12hs de duração.

O estadual deste ano teve um nivelamento muito grande, pois todos as equipes se prepararam e montaram verdadeiros “esquadrões”.

Equipes tradicionais como AWLFM, Bazar Mimo, Lefume, Liga Viamonense, Canoas, Afumecharq e Polônia, tiveram a companhia do Ypiranga na dianteira da tabela.

Ao decorrer dos jogos as colocações iam se modificando, porém na última rodada a AWLFM estava liderando o campeonato com 2 pontos de vantagem sobre o Bazar Mimo, e logo atrás estavam Liga Viamonense, Ypiranga, Lefume e Polônia.

No final a equipe do Bazar Mimo conseguiu ultrapassar a AWLFM e conseguiu levantar o caneco.

Parabéns a AWLFM e Liga Gaúcha de Futebol de Mesa pela excelente estrutura montada para a disputa do estadual, assim como a todos os botonistas que disputaram o campeonato estadual deste ano, principalmente à equipe do Bazar Mimo campeão estadual por equipes 2009.
Classificação final:

Campeão: Bazar Mimo (Felipe, Quinhos, Chico Bento, Foscherinha, Júnior, Salomão, Buda, Macaco e Christian).

Vice-campeão: AWLFM

3° lugar: Ypiranga

4° lugar: Polônia

5° lugar: Lefume

6° lugar: Liga Viamonense

7° lugar: Renner

8° lugar: Zona Sul

9° lugar: Canoas

10° lugar: Afumecharq

11° lugar: AABB/SM

12° lugar: G.N.U.

13° lugar: Smov

Equipe do Bazar Mimo Campeão Estadual de 2009 (Macaco, Buda, Christian, Chico Bento, Felipe, Júnior, Salomão, Quinhos e Foscherinha).


ENTREVISTA

Nome: Celso Esmeraldino, vulgo Bial.
Time: Athletic Bilbao, entre outros.
Equipe: Bazar Mimo

Tempo de botonismo: Uma vida...



1. Como apareceu o futebol de mesa em sua vida?

Apareceu ainda criança, mas sempre jogando toque-toque, até que um dia um amigo (Marcelo Orelha) me levou até o Bazar Mimo e me apresentou a regra gaúcha em 1995. Logo após eu começar a freqüentar o Bazar, o botonista Felipe me apelidou de Bial, sendo que até hoje muitos botonistas/amigos me chamam dessa maneira.

 

2. Quem foi o seu principal incentivador no futebol de mesa?



O próprio Marcelo Orelha e todos que se dispuseram de tempo para me ensinar à regra e suas diferentes maneiras de joga-la.


3. Como conheceu a Regra Gaúcha?

Pelo amigo Marcelo Orelha.


4. Maior botonista que viu jogar?

É difícil dizer, pois há muitos grandes nomes em diferentes estratégias de jogo que são infinitas.

 

5. Qual o adversário que consideras o mais difícil de enfrentar?



Todo aquele que sabe se defender e que tem precisão nos chutes a gol.

 

6. Qual o botonista que você considera que possa vir a ser um campeão estadual individual?



Pelo atual momento arriscaria o Vinicius Bueno pela frieza nos momentos decisivos, mas há muitos outros que daria uma lista de dez nomes pelo menos.

7. Algum clássico (rivalidade) na mesa?

Tem um que guardo com carinho especial, que é o Pujol, pois como eu jogo com um time Basco e o Pujol com um time Catalão, criamos o BILBARÇA (Athletic Bilbao e Barcelona).
8. Um gol inesquecível:

Sempre joguei para me divertir sem dar importância à troféus ou medalhas, se fiz, nem lembro mais, botão é só amizade e diversão.

9. Um momento marcante:

Talvez quando participei da equipe do Bazar Mimo este ano na disputa do metropolitano ou quando subi para a 1° divisão do Bazar Mimo, mas o mais marcante foram as amizades que fiz nestes anos.

10. Acrílico ou Galalite?

Acrílico.
11. Como é jogar no Bazar Mimo?

É uma grande integração, não só no Bazar Mimo, mas também em todos os campeonatos que tenho a oportunidade de participar.
12. Você é um dos botonistas mais “folclóricos” do Bazar Mimo. De onde surgiu a idéia de montar times como: Turma da Mônica, Menudos, Liga da Justiça, entre outros?

Como já citei, botão é diversão, e acabei resolvendo misturar quadrinhos e outras coisas engraçadas ou ridículas com a paixão pelo futebol de mesa, no qual torna o jogo ainda mais interessante para quem joga ou para quem vê.


13. O que achou da disputa e da organização do Estadual por Equipes desde ano, mesmo que não tenha jogado?

Muito bem organizado em um local mais do que apropriado, e foi sem dúvida um grande evento! Parabéns a todos os organizadores.


14. O que você espera para o futuro da Regra Gaúcha sendo representada pela Liga Gaúcha de Futebol de Mesa?

Que ela cresça! Com isso haverá mais participantes, e conseqüentemente mais novos botonistas com novas experiências, além de novas amizades, maior difusão do esporte e uma integração que tomara seja mais homogênea do que já é.
15. Qual a mensagem que você deixa aos futuros botonistas?

Futebol de Mesa requer disciplina, técnica e persistência, mas o ponto neurálgico é fazer novas amizades, pois sem amigos nada somos e com amigos tudo podemos.

FIGURINHA DO MÊS


Nome: Williams L. Machado da Silva.

Time que joga: Boca Juniors/Arg

Equipe: Afumecharq

Estilo de jogo: Botonista de grande qualidade ofensiva, sendo que o mesmo destaca-se por ser exímio “casinheiro”.


ACONTECEU NAS ASSOCIAÇÕES

AABB / SANTA MARIA: Seu Jurandir poderia ser o “nome do estadual”, já que o mesmo acabou ajudando a equipe de Santa Maria a disputar o estadual por equipes. Parabéns ao “Seu Jura” (a verdadeira lenda do futebol de mesa gaúcho).


AABNH: Foi sentida a falta da equipe de Novo Hamburgo na disputa do estadual por equipes. Salientamos que Lazzaretti foi o único representante do departamento no estadual individual.
AFUMECHARQ: Mais uma vez Williams demonstrou ser o principal botonista de Charqueadas, pois sempre obtém bons rresultados em campeonatos estaduais e metropolitanos.

Ligeirinho conquistou a 7° lugar no estadual individual, este é o melhor resultado de um botonista da associação de Charqueadas em campeonatos estaduais. Parabéns!


AWLFM: Quinhos lidera o campeonato interno do departamento, sendo que é o primeiro organizado após a abertura do novo local (departamento).

No estadual individual os botonistas da “sede” mostraram as suas forças, sendo que 3 botonistas ficaram entre os 8 melhores, salientando que Thiago Leão conquistou o título. Parabéns!


BAZAR MIMO: Chico Bento sagrou-se campeão da 1° divisão (Clube dos 10). Em segundo lugar ficou Felipe. A surpresa foi o rebaixamento de Vinícius Bueno, Eduardo “Mônica” e Christian.

Na segundona Carlos Buda venceu de ponta à ponta o campeonato, logo atrás ficou Salomão (2°), Majewski (3°) e Perroni (4°), sendo que os 4 primeiros classificaram-se para disputar no ano que vem a 1° divisão.

Na terceirona a surpresa ficou por conta de Marcos Chagas que na final goleou Sandro Schneider por 4 a 1, sagrando-se campeão!! Em 3° lugar ficou Juliano “Macaco” e em 4° lugar ficou Felipinho, sendo que os quatro primeiros classificaram-se para disputar a próxima 2° divisão.

No Estadual por Equipes, a galera do Bazar deu show ao conquistar o título com uma pequena vantagem sobre a equipe da AWLFM. Parabéns!


CANOAS: Os botonistas em geral sentiram a falta do Dr. Miguel Orci na disputa do campeonato estadua por equipes e no individual..

Zecão desbanca inúmeros botonistas no estadual individual, e fica em 3° lugar. Parabéns!


G.N. UNIÃO: Grande participação do botonista Roberto no seu primeiro estadual. Parabéns!
LEFUME: Após o título no metropolitano, a equipe de Esteio vislumbrava conquistar novamente o estadual por equipes, porém se deparou com equipes fortemente preparadas. Mesmo com a 5° colocação, parabéns à todos pela campanha.

Julio Costa ficou muito perto do bi-campeonato estadual individual, mas acabou perdendo o título nos pênaltis. Parabéns pela grande campanha!


RENNER: Sandro Schneider conquistou o campeonato brasileiro. Em 2° lugar ficou Carlos Mário, em 3° ficou Paulo Carvalho e na 4° colocação ficou com Edu Caxias.

Eduardo “Mônica” sempre acaba levando alguma premiação, desta vez foi 8° colocado no estadual individual. Parabéns.

Romancini conquista o campeonato de 2009, tendo como vice-campeão Valter Azevedo.
SMOV: Para o ano de 2010 provavelmente haverá reformulação nos botonistas que disputarão o estadual. Desejamos sorte a equipe.
SOC. POLÔNIA: Rodolfo Viana lidera o campeonato interno, logo atrás vêm Marcos Chagas.
VIAMÃO: Cabrito sagrou-se bi-campeão citadino de Viamão. O somatório de pontos no qual obteve foi quase o dobro do 2° colocado.

Rodrigo “Padre” mostrou que os treinamentos no CT do Olímpia surtiram efeito, e o 4° lugar no estadual foi um grande presente para este grande divulgador da regra gaúcha na cidade de Viamão. Parabéns!




ZONA SUL: A equipe está disputando os seus torneios nas dependências do Ypiranga, já que não há mais a antiga sede.
YPIRANGA: A equipe fez uma excelente estréia em campeonatos estaduais por equipes conquistando a 3° colocação. Parabéns a todos integrantes do departamento da mais nova potência botonística de Porto Alegre.

Sandro Schneider é forte candidato ao título da 1° divisão, conseqüentemente conquistará a tríplice coroa do departamento (Taça Ypiranga, Brasileirão e 1° Divisão).



RETORNO DE BOTONISTAS


A Liga Gaúcha de Futebol de Mesa informa que alguns antigos botonistas estão retornando ao nosso convívio, são eles: Fernando (Ypiranga), Luzardo (Renner), PC (Renner), Luciano (Bazar Mimo), Arturo (Ypiranga) e Roberto Moreira (Ypiranga).

PERGUNTA


Quem seria o botonista da foto abaixo?

Como prêmio o apoiador Bazar Mimo dará 01 GOLEIRO como brinde.

Para responder basta enviar um e-mail para: informativo.liga@gmail.com

Salientamos que somente o primeiro acertador ganhará o prêmio.

Boa sorte!



POR ONDE ANDA?


A Liga Gaúcha de Futebol de Mesa quer saber, por onde andam os botonistas Túlio (Guarani/VA), Vitor Mesquita (Manchester), Nilo (Palmeiras), Pedde (Renegados), Henrique (Bahia), Nélson (Botafogo/RP), Padilha (Bayer de Munique), César (Rio Grande), Luiz Fernando (Inter), Yuri (Schalke 04), Wesley (Vasco), Silveirinha (Flamengo), Jonathas (Avaí), Pablo (Inter), Odornes (Grêmio), Pedro (Bétis), Samuel (Village/Jam), Thiago (Fluminense), Tiago “Slot” (Roma), Clark (Orlando Pirates), Alf (Lazio) e Cristiano (Leeds United).

RECORDAR É VIVER...



Departamento do Grêmio em 2002.



FOTO DESTAQUE



Foto tirada no estadual individual deste ano.

Valter, Vinícius, Felipe, Vicente, Guterrez, Rafael, Luis Fernando e Silvio em uma conversa descontraída nas arquibancadas do ginásio do Sest/Senat em Porto Alegre.

AQUELE ABRAÇO...


Thiago Leão, Ricardo Gelbs, Williams, Carvalho, Pezão e King (FM News), Miguel Orci, Lauro Greis, Dênis (Armazém Geral), Sidnei (Óticas Foergens), Olimar “Maninho”, Vicente, Perroni, Pedro, Macaco, Carlos Armando, Daiam, Cabrito, Hugo, Tito, Paulo Polícia, Nando Reis/Noir e Maurício “Nenê”.

ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO


07/11- Ênio, Márcio “Mudo”, Thiago Pereira e Luzardo.

8/11 – Robotinick

10/11 – Carlos “Tranqueira”

16/11 – Claiton Ennes

17/11 – Carvalho e Clademir

25/11 – Luciano Velleda e André Wentz




DIRETORIA DA LIGA GAÚCHA DE FUTEBOL DE MESA

Presidente: Éverson Pinto


Vice-Presidente: Elói Marques

Secretário: Salomão Júnior


Tesoureiro: João Rodrigo
Diretor de Marketing: Rodrigo Villanova

Editor e criador do Informativo: Edu Caxias


FUNDERGS e GRADUAL IMÓVEIS: APOIANDO O ESPORTE AMADOR E RESGATANDO A CULTURA BOTONÍSTICA DO POVO GAÚCHO.

REGRA GAÚCHA

LIGA GAÚCHA DE FUTEBOL DE MESA.













©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal