2 – (ufba) Sobre o modelo atômico proposto por Dalton, considere as alternativas abaixo e verifique qual(ais) delas está



Baixar 1.36 Mb.
Página1/12
Encontro18.09.2019
Tamanho1.36 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12




1 – (UFRGS) Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis originais, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando-se o modelo atômico proposto por:

a) Dalton. b) Thompson. c) Lavoisier. d) Rutherford. e) Bohr.


2 – (UFBA) Sobre o modelo atômico proposto por Dalton, considere as alternativas abaixo e verifique qual(ais) delas está(ão) correta(s).

01) Um dos postulados proposto por Dalton afirma que o átomo é uma esfera maciça e indivisível.

02) As reações químicas constistem apenas em um rearranjo dos átomos no espaço.

04) O modelo de Dalton não foi capaz de explicar a Lei da Conservação da Massa e a Lei das proporções múltiplas.

08) O átomo de Dalton é comparado à um “pudim de passas”.

16) Dalton se baseou na Corrente filosófica defendida por Platão e Aristóteles, que intitulava a matéria destituída de átomos.


3 – (UFBA) Sobre os modelos atômicos, assinale o que for incorreto.

01) O modelo que suscitou a idéia do átomo constituído de duas regiões distintas foi proposto pelo químico francês John Dalton, no início do século XIX.

02) Os filósofos gregos Demócrito de Abdera e Leucipo acreditavam na continuidade da matéria, ou seja, se continuássemos a dividir uma porção qualquer de matéria nunca chegaríamos num fim; porém, em contrapartida, Aristóteles defendia a idéia de que a matéria era constituída de partículas microscópicas e indivisíveis, na qual ele denominou de átomos.

04) O cientista Chadwick, em 1932, estudando descargas elétricas em gases submetidos a baixa pressão (gases rarefeitos), descobriu o elétron, uma partícula menor que o átomo que apresenta carga elétrica negativa; portanto estava provado que o átomo não era indivisível como afirmava Aristóteles.

08) O físico dinamarquês Niels Bohr provou, com base em dados experimentais, que o átomo era uma pequena estrutura que se assemelha (analogamente) a uma bola de bilhar.

16) Para o físico neozelandês Ernest Rutherford o átomo é uma estrutura esférica em alusão ao Sistema Solar, ou seja, o núcleo corresponde ao Sol e os elétrons se comportam como os planetas orbitando ao redor do mesmo.


4 – (UFBA) O modelo que elucida o átomo em alusão ao nosso Sistema Solar (Sol = núcleo; planetas = elétrons) foi proposto por

01) Thompson. 02) Dalton. 04) Bohr. 08) Lavoisier.

16) Rutherford.

5 – ( UFBA) A respeito da experiência de Rutherford, verifique as afirmações a seguir e na sequência dê como resposta a soma algébrica das afirmações corretas.

01) A experiência consistiu no bombardeamento de partículas alfa sobre uma finíssima lâmina de ouro.

02) Rutherford foi o primeiro a provar que o modelo de Dalton estava errado, ao afirmar que átomo era uma esfera indivisível.

04) Com esta experiência Rutherford concluiu que o átomo é constituído de uma região central chamada núcleo, onde se encontram os prótons, partículas carregadas negativamente, e

que por sua vez concentram praticamente toda a massa do átomo.

08) Uma das conclusões a que se chegou Rutherford foi que existe uma região extranuclear que ele denominou eletrosfera, onde se encontram os elétrons.

16) Uma dúvida que ocorreu em Rutherford ao término de sua experiência foi “por que os elétrons giram ao redor do núcleo e não dissipam energia?”.
6 – (UFBA) No início do século XX, verificou-se que um elétron numa mesma camada, apresentava energias diferentes. Tal fato não poderia ser possível se as órbitas fossem circulares. Então o mesmo sugeriu que as órbitas fossem elípticas, pois elipses apresentam diferentes excentricidades, ou seja, distâncias diferentes do centro, gerando diferentes energias para uma mesma camada eletrônica. Assinale a alternativa que apresenta o físico teórico responsável por tal contribuição.

01) Louis de Broglie (~1924).

02) Sommerfeld (~1925).

04) Schöndinger (~1927).

08) Niels Bohr (~1913).

16) Heisenberg (~1927).


7 – (UFBA) Em 1905 Albert Einstein publicou um artigo fornecendo uma explicação simples para um problema que intrigava os cientistas desde 1827: a existência dos átomos. Analise as afirmativas a seguir à luz das teorias atômicas e na seqüência assinale o que for correto.

01) Rutherford, com base em seus experimentos, defendeu um modelo atômico no qual os prótons estariam confinados em um diminuto espaço, denominado núcleo, ao redor do qual estariam dispersos os nêutrons.

04) A teoria de Rutherford não explicava a estabilidade da estrutura atômica. Para completar o modelo proposto, Bohr elaborou uma teoria sobre a distribuição e o movimento dos átomos.

08) É importante conhecer a distribuição eletrônica, ou seja, as prováveis posições dos elétrons em um átomo, porque, a partir dela, pode-se prever a reatividade de um dado elemento.

16) Hoje, o modelo atômico de Bohr é conhecido como modelo atômico atual, ou modelo do orbital.
8 – (UNESP) Modelo no contexto da Ciência é uma representação de algo que não se pode observar diretamente. Pensando no átomo, ao longo dos séculos, vários modelos e hipóteses foram propostos, na tentativa de explicar a estrutura e existência de tais partículas. Com base neste pressuposto e nos seus conhecimentos sobre a evolução histórica dos modelos atômicos, discorra sobre cada uma das colocações abaixo, a respeito deste tema.

i) Matéria descontínua;

ii) Matéria contínua;

iii) Modelo Atômico de Dalton;

iv) Modelo Atômico de Thompson;

v) Modelo Atômico de Rutherford;

vi) Modelo Atômico de Bohr;

vii)Modelo da Mecânica Quântica.
9 – (UFMG) Em fogos de artifício, observam-se as colorações, quando se adicionam sais de diferentes metais às misturas explosivas. As cores produzidas resultam de transições eletrônicas. Ao mudar de camada, em torno do núcleo atômico, os elétrons emitem energia nos comprimentos de ondas que caracterizam as diversas cores. Esse fenômeno pode ser explicado pelo modelo atômico proposto por

a) Niels Bohr. b) Jonh Dalton. c) J.J. Thomson.

d) Ernest Rutherford.
10 – (FCMSC-SP) A frase: “Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se” relaciona-se com as ideias de:

a) Dalton. b) Proust. c) Boyle. d) Lavoisier. e) Gay-Lussac.


11 – ( UFMG) Dada a seguinte reação de combustão do etanol:

C2H6O + 3 O2 2 CO2 + 3 H2O, De acordo com a estequiometria da reação, 10g de etanol reagem com 21g de oxigênio, produzindo 19g de gás carbônico e 12g de água. Pode-se afirmar que o texto acima está de acordo com a lei de:

a) Dalton. b) Boyle. c) Proust. d) Charles. e) Lavoisier.
12 – (UFG-GO) Existem, pelo menos, duas correntes de pensamento que explicam o surgimento da vida em nosso planeta; uma é denominada “criacionista” e a outra, “evolucionista”. Considerando-se as leis e os princípios da Química, o “criacionismo” contraria

a) o princípio de Heisenberg.

b) a lei de Lavoisier.

c) o segundo postulado de Bohr.

d) o princípio de Avogadro.

e) a lei de Hess.


13 – (UFPI) Acerca de uma reação química, considere as seguintes afirmações:

I. A massa se conserva. II. As moléculas se conservam. III. Os átomos se conservam.

São corretas as afirmativas:

a) I e II apenas. b) II e III apenas. c) I e III apenas.

d) I apenas. e) III apenas.
14 – (UFPA) Acerca de uma reação química, considere as seguintes afirmações:

I. A massa se conserva. II. As moléculas se conservam. III. Os átomos se conservam. IV. Ocorre rearranjo dos átomos.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas. b) III e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas e) I, II, III e IV.


15 – (UFPA) Comparando reagentes e produto na reação CO (g) + 1 / 2 O2 (g) CO2 (g), pode-se dizer que apresentam iguais:

I. Número de átomos. II. Número de moléculas. III. Massa.

Dessas afirmações, apenas:

a) I é correta. b) II é correta. c) III é correta.

d) I e II são corretas. e) I e III são corretas.
16 – ( UFMA) Considerando a reação 2 NO + O2 2 NO2 , efetuada a pressão e temperatura constantes, podemos afirmar que, durante a reação, permanecem constantes:

a) A massa e o volume totais do sistema.

b) A massa total e o número total de moléculas.

c) A massa total e o número total de átomos.

d) O volume total e o número total de moléculas.

e) O volume total e o número total de átomos.


17 – (UNESP) A afirmativa “Numa reação química, a soma das quantidades dos reagentes é igual à soma das quantidades dos produtos da reação”.

a) É sempre verdadeira na química.

b) Só é verdadeira quando as quantidades forem em massa.

c) Só é verdadeira quando as quantidades forem em volume.

d) É verdadeira quando as quantidades forem em massa ou em número de moléculas.

e) É verdadeira quando as quantidades forem em volumes ou em número de moléculas.




  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   12


©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal