16 de abril,Campanha da Voz



Baixar 10 Kb.
Encontro28.10.2017
Tamanho10 Kb.



Parabenizar a todos os profissionais envolvidos nas comemorações do Dia Mundial da Voz, a ser comemorado no dia16 de abril.


Discurso proferido pelo Deputado COSTA FERREIRA (PSC-MA).
Sr. Presidente, Sras. E Srs. Deputados,

Registro, com grande satisfação, a comemoração do “Dia Mundial da Voz”, que será celebrado no dia 16 de abril. A data, criada pela Sociedade Brasileira de laringologia e Voz, foi comemorada pela primeira vez no ano de 2003, episódio que projetou o Brasil no cenário mundial da laringologia.

Dada a relevância da data, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia promove uma Campanha Nacional intitulada “Voz educada – saúde cuidada”. Os eventos comemorativos contarão com o apoio dos Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia. Fonoaudiólogos de todo o país estarão orientando a população sobre a importância da voz e quais os cuidados que se deve ter para mantê-la saudável.

O objetivo da campanha é conclamar as pessoas para ações educativas voltadas para a conscientização vocal e suas implicações na comunicação, na saúde e na cultura. Sabe-se que 40% da população ativa têm na voz o instrumento de trabalho mais exigido, mesmo que ela não seja o foco de sua atividade. Em determinadas atividades, a de atores, locutores, advogados, professores e cantores, a voz ressalta-se como a principal ferramenta.

A campanha visa, ainda, propiciar o entendimento da voz como veículo de relacionamento, implicando conscientização da sociedade sobre a importância da saúde vocal e a prevenção de alterações na voz. Objetiva também promover ações para divulgar a importância da educação da voz desde a infância, incluindo a formação cultural, educacional e social do indivíduo.

Sr. Presidente, nobres parlamentares, é mister destacar o mérito dessa iniciativa. Ela é uma Campanha preventiva de uma doença devastadora, o câncer de laringe. Ações serão desenvolvidas para ajudar na identificação de sintomas, como rouquidão e dor ao engolir. Vale salientar que o Brasil ocupa o segundo lugar na incidência de câncer de laringe, em geral decorrente do uso do cigarro e bebidas alcoólicas. O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça, representando 25% dos tumores malignos que acometem essa área. Campanhas como essa alertam a população para doenças graves e que muitas vezes são diagnosticada tardiamente.

Ainda no bojo da Importante Campanha está a orientação a professores. O prejuízo com o afastamento de professores com alterações vocais pode ultrapassar a cifra de cem milhões de reais ao ano no país, além de afetar a qualidade do ensino e a motivação dos alunos. Esses profissionais, na maioria das vezes, não têm orientação sobre como utilizar a voz de forma adequada, o que poderia evitar uma série de transtornos.

Cabe a nós parlamentares apoiarmos ações dessa natureza, que contam apenas com o trabalho voluntário de profissionais fonoaudiólogos, com vistas à esclarecer a população sobre cuidados simples que podem evitar danos saúde.

Em todo o País serão organizadas oficinas de voz, palestras e debates em lugares públicos, shoppings, parques, centros de convivência, escolas públicas e privadas, sindicatos, dentre outros, sob a responsabilidade de fonoaudiólogos articulados em suas regiões com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Aproveito o ensejo para parabenizar a todos os fonoaudiólogos do Brasil pelo trabalho que vem desenvolvendo em prol da saúde do nosso, considerando em especial os trabalhos que já estão sendo desenvolvidos em decorrência do Dia Mundial da Voz.



Muito Obrigado
: sileg -> integras
integras -> Pronunciamento do Senhor Deputado Oliveira Filho – pl-pr, na Sessão de 02 de abril de 2002
integras -> Senhor Diretor
integras -> É só falar em saúde pública que o brasileiro torce o nariz
integras -> Gostaria de falar sobre a situação das mulheres presas no Brasil
integras -> Gostaria de falar sobre a situação das mulheres presas no Brasil
integras -> O sr. Neuton lima
integras -> Deputado Arthur Virgílio Neto, na sessão da Câmara dos Deputados, em de de 2002. O sr. Arthur virgílio
integras -> Discurso sobre os problemas de boca do acre crime ambiental e rebelião de presos deputado marcelo serafim (psb-am)
integras -> Difusora do progresso e depositária de uma proposta de desenvolvimento, Goiânia faz 70 anos dentro de uma concepção moderna de cidade funcional e que possibilita uma ótima qualidade de vida a seus habitantes
integras -> ComissãO de constituição e justiça e de redação




©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal