1ª Série em valor: 6,00 1º Trimestre 2013



Baixar 19.41 Kb.
Encontro07.10.2019
Tamanho19.41 Kb.

Gabarito da 1ª Avaliação de Língua Portuguesa

Profª: Morgana Donegá Data: 15/02

1ª Série EM

Valor:

6,00

1º Trimestre 2013

Nome:

Nº:


Literatura


1) O tema de ambos os textos é a saudade do convívio familiar, despertada por uma visita à casa onde o eu lírico passara a juventude.
2) Os dois textos são organizados na forma fixa do soneto, cuja estrutura é determinada pela disposição de 14 versos, agrupados em duas estrofes de quatro versos (quartetos), seguidas por outras duas de três versos (tercetos). Ambos são compostos com versos decassílabos e com a mesma disposição de rimas, que pode ser representada pelo esquema ABBA/ABBA/CDC/DCD.
3) No “Soneto”, de José Bonifácio, o Moço, a figura do pai de família é evocada diretamente, por meio da expressão “meu pai”. No soneto de Luís Guimarães Junior, a mesma figura é evocada indiretamente, por meio da expressão “lar paterno”. Em outras palavras, no primeiro caso, de modo substantivo; no segundo, adjetivo.
4) A personagem que está presente no poema de Luís Guimarães Junior e ausente do “Soneto”, de José Bonifácio, o Moço, é o “Gênio carinhoso e amigo”, que toma o eu lírico pela mão e o acompanha na visita à casa.
5) Descrevem-se (melhor: evocam-se) sons de violões trazidos pelo vento.
6) A sinestesia em questão mistura sensação auditiva (vozes) e sensação táctil-visual (veludosas = de veludo).

Gramática


1) a) As vantagens do uso de Nasonex em relação a produtos semelhantes são a necessidade de menor quantidade de produto administrado ao paciente (“...é aplicado uma vez por dia, e em doses pequenas.”) e menos efeitos colaterais (“ele não apresenta efeitos colaterais, comuns em outros medicamentos, como o sangramento nasal.”) (0,40 ponto)

b) O termo com sentido mais geral é “produto”; o com sentido mais específico, “anti-inflamatório”. (0,30 ponto)

c) As palavras sinônimas são “medicamento” e “remédio”. (0,30 ponto)
2) a) A coisa tida como impossível é “repetir o feito” — ou seja, escalar o monte Everest, a montanha mais alta do mundo — em outros continentes. A impossibilidade decorre do fato de que só existe uma montanha mais alta do mundo, obviamente localizada em um continente determinado (a Ásia).

b) Provavelmente a legenda quer dizer que o alpinista, depois de ter escalado o Everest, pretende escalar a mais alta montanha de outros continentes.
3) Entre as expressões ligadas às novas tecnologias que ganharam um sentido diferente do corriqueiro podem ser destacadas: 1) arquivo, que de conjunto de documentos passou a ser também o grupo de dados digitalizados que são armazenados e tratados como um ente; 2) rede, que de entrelaçado de fios passou também a significar um sistema constituído pela interligação de diversos computadores; 3) provedor, que de designação àquele que abastece, que sustenta, passou a indicar também uma empresa ou organização com alta capacidade de armazenamento de dados e com grande quantidade de computadores interligados e que disponibiliza o seu conteúdo a outros usuários.
4) As três características negativas que Fernando Pessoa atribui à celebridade, e que são descritas no segundo, terceiro e quarto parágrafo, são sintetizadas, pela ordem, pelos substantivos plebeísmo, contradição e fraqueza.

A folha de resposta é um documento do aluno, portanto este deve se responsabilizar pela mesma.





©aneste.org 2017
enviar mensagem

    Página principal