1- unicamp- mod



Baixar 14.91 Kb.
Encontro26.11.2017
Tamanho14.91 Kb.

Lista de Exercícios: solos

1-(FUVEST) Considere o mapa e selecione a alternativa que apresenta corretamente as características das áreas mais suscetíveis a esse processo erosivo.




2-(UNICAMP) As perdas de solo são um dos problemas ambientais mais significativos da Terra, o que acarreta a redução das áreas cultiváveis e principalmente o avanço dos desertos em várias áreas do mundo. A partir da tabela a seguir, responda:
Perdas de solo em diferentes tipos de uso das terras.

a) Por que as perdas de solo são significativamente mais intensas nas áreas ocupadas com a cultura do algodão do que nos demais tipos de uso da terra?

b) Apesar de estar em constante formação, se o solo não for manejado de maneira adequada, não pode ser considerado um recurso renovável. Explique por quê.

c) Quais os principais problemas ambientais decorrentes da erosão dos solos em áreas agrícolas?


3-(UNESP) A figura representa uma forma de erosão típica de áreas sedimentares em regiões tropicais.

a) Identifique o tipo de processo erosivo e explique como ele ocorre.

b) Qual é o recurso natural comprometido por este processo? Justifique como ele pode ser evitado, tanto no campo como na cidade.


4-(FUVEST) Nos climas tropicais úmidos, são comuns os solos espessos. Entretanto, alguns fatores naturais podem mudar essa tendência geral. Observe a figura a seguir, representativa dessas áreas.

Adaptado de LEPSCH, 2001


a) Cite dois fatores que causam a diferença de espessura do solo entre o perfil I e II.

b) Explique um dos fatores citados.


5- (UNICAMP- mod.) O gráfico a seguir indica, segundo as latitudes terrestres, as principais características de formação do solo. Com o auxílio do gráfico, faça o que se pede:


Adaptado de Wilson Texeira, Maria Cristina Motta de Toledo, Thomas Rich Fairchild e Fábio Taioli (orgs.), "Decifrando a Terra". São Paulo: Oficina de Textos, 2000, p. 154.
a) Explique como a precipitação e a quantidade de matéria orgânica interferem na intensidade de intemperismo da rocha e na formação do solo.

b) A salinização do solo é um dos principais problemas ambientais que atingem as sociedades modernas, pois inviabiliza a produção agrícola nas áreas onde a mesma ocorre. Dentre as zonas bioclimáticas representadas no gráfico, indique em qual delas ocorre o processo de salinização. Justifique sua resposta.





Gabarito – Lista de Exercícios sobre solos
1-C
2-

a) O algodão do tipo arbustivo é o predominante e é plantado como cultura temporária, ou seja, a cada safra é necessário seu replantio. Portanto, há períodos sucessivos de exposição do solo facilitando a ação erosiva.


b) A exploração econômica das terras agricultáveis impõe um processo de degradação do solo tão intenso que impossibilita a renovação ou manutenção de suas características físico-químicas que interessam à produção agropecuária devido a sua formação ser mais lenta em relação à sua utilização pelo homem.
c) Dentre os principais problemas podemos destacar o ravinamento, perda de massa, assoreamento dos canais de cursos d'água (decorrentes da erosão mecânica) bem como os processos de lixiviação (empobrecimento do solo) e laterização (decorrentes do intemperismo químico com formação de crosta ferruginosa).
3-

a) Ravina podendo originar voçorocas - o desmatamento e a erosão pluvial em áreas de declividade acentuada provocam o deslizamento do material decomposto e de solos que são carregados pelas enxurradas.


b) O solo é o recurso natural mais comprometido. Pode-se evitar a partir da conservação da cobertura vegetal; implantar e desenvolver o manejo agrícola, considerando-se o relevo, o solo e o clima, a fim de diminuir os processos erosivos; estabelecer programas de expansão territorial controlada das áreas agrícolas e urbanas nas regiões com ambientes naturais pouco alterados e de alta declividade.
4-

a) diferenças: de declividade do terreno; infiltração de água; escoamento superficial. Intensidade dos processos erosivos.


b) Quanto maior a declividade, menos espesso é o solo devido ao perfil de rochas mais resistentes expostas a erosão. Os terrenos mais planos possuem solos mais profundos pois são mais fáceis o acúmulo de água e a decomposição da rocha.
5-

a) A precipitação favorece o intemperismo físico, por atrito ou pressão resultantes das correntes de água e o intemperismo químico por dissolução das rochas de superfície. Os seres vivos interagem sobremaneira com a superfície alterando as rochas por decomposição e acidez, na forma de intemperismo químico e intemperismo físico na foram de deslocamentos de microorganismos.



b) A salinização do solo ocorre nas áreas de altas temperaturas com baixa pluviosidade e chuvas irregulares, concentradas em uma época no ano, como nas regiões tropicais. Com as chuvas, o solo fica encharcado, dissolvendo os sais minerais das rochas e na estiagem sob forte evaporação, ocorre a ascensão capilar do vapor d'água com precipitação de sais na superfície, tornando o solo salino. Nas regiões desérticas e semi-áridas, a intensa irrigação acaba gerando o mesmo processo.



Compartilhe com seus amigos:


©aneste.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
universidade federal
terapia intensiva
Excelentíssimo senhor
minas gerais
Universidade estadual
união acórdãos
prefeitura municipal
pregão presencial
reunião ordinária
educaçÃo universidade
público federal
outras providências
ensino superior
ensino fundamental
federal rural
Palavras chave
Colégio pedro
ministério público
senhor doutor
Dispõe sobre
Serviço público
Ministério público
língua portuguesa
Relatório técnico
conselho nacional
técnico científico
Concurso público
educaçÃo física
pregão eletrônico
consentimento informado
recursos humanos
ensino médio
concurso público
Curriculum vitae
Atividade física
sujeito passivo
ciências biológicas
científico período
Sociedade brasileira
desenvolvimento rural
catarina centro
física adaptada
Conselho nacional
espírito santo
direitos humanos
Memorial descritivo
conselho municipal
campina grande